Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssis, Yérsia Souza de-
dc.date.accessioned2020-03-04T18:42:35Z-
dc.date.available2020-03-04T18:42:35Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationASSIS, Y. S. Herança preta, história branca: um olhar sobre a história e cultura africana e afro-brasileira nos contextos universitários de Angola e do Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12910-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectHistória e cultura africana e afro-brasileirapor
dc.subjectHistória e cultura africanapor
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileirapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleHerança preta, história branca: um olhar sobre a história e cultura africana e afro-brasileira nos contextos universitários de Angola e do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese de doutorado pretende problematizar o tema da “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira” nos contextos universitários, tendo como centralidade a experiência universitária em Angola e a experiência universitária no Brasil, objetiva-se pensar como as discussões sobre o lugar do conhecimento do continente africano vem se construindo, tanto na perspectiva angolana/africana como na perspectiva da brasileira. É entender especialmente o que se constrói academicamente sobre África/Angola nos currículos universitários brasileiros. A pesquisa está inserida numa rede institucional que tem o Kadila/NUER (BR) e o CE.DO (ANG) como agentes da cooperação acadêmica, sendo assim, as reflexões aqui feitas tem por trajetória os referencias balizados por esses dois centros, por isso que as escolhas teóricas e metodológicas caminham numa perspectiva de descentralizar o olhar e desnaturalizar os entendimentos que são feitos sobre aquilo que é considerado como História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Na seara da geopolítica do conhecimento, essa tese se propõe a dialogar a partir da horizontalidade que o movimento reflexivo Sul – Sul faz, bem como da pós-colonialidade e os seus desdobramentos (decolonialidade). Esta tese não tem finalidades comparativas, mas sim de uma dialogo contrastivo sobre a experiência educacional, e com isso as negociações, trajetórias, escolhas e percursos que veem sendo adotadas nas universidades escolhidas como lócus de pesquisa (UAN (Universidade Agostinho Neto, Faculdade de Ciências Sociais), em Luanda/Angola e UFS (Universidade Federal de Sergipe), em São Cristóvão/Brasil). É problematizar assim, quais opções acadêmicas estão referenciadas em detrimento de outras, no caso desta pesquisa, é entender como se circunscreve o legado epistemológico africano e dos seus descendentes, é saber, pensando no Brasil, como os bancos universitários brasileiros incorporam/pensam/questionam esta temática em contraste com aquilo que vem sendo produzido em Angola/África.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT04 - Relações Étnicos-Raciais e de Gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CulturaAfricanaContextosUniversitarios.pdf180,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.