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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosa Adeyse-
dc.contributor.authorCâmara, Hionne Mara da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Jeanemeire Eufrásio da-
dc.date.accessioned2020-03-04T21:43:27Z-
dc.date.available2020-03-04T21:43:27Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSILVA, R. A.; CÂMARA, H. M. S.; SILVA, J. E. O construto do “habitus socioambiental” no contexto da educação ambiental e ecopedagogia: um ensaio teórico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12931-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEcopedagogiapor
dc.subjectHabitus socioambientalpor
dc.titleO construto do “habitus socioambiental” no contexto da educação ambiental e ecopedagogia: um ensaio teóricopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo elucidar a temática ambiental, bem como analisar o construto do “habitus socioambiental” a partir do conceito de habitus. Para tanto, o trabalho apresentou em seu desenvolvimento teórico discussões sobre habitus e “habitus socioambiental”, seguido ainda do discurso entre educação ambiental e ecopedagogia. Para tanto, se considerou que as discussões que circundam a temática ambiental ainda têm sido difundidas de forma embrionária, isto é, pouco se consegue avançar em ações que de fato possam mobilizar a sociedade. O trabalho é pautado ainda pelos seguintes questionamentos: Ao se pensar no contexto de habitus no cenário ambiental, seria possível a construção de um agente capaz de reinventar novos habitus frente à miríade de descasos ambientais? Ou ainda, é possível afirmar que existe no homem um “habitus socioambiental”? Assim, no que diz respeito a noção de “habitus socioambiental”, por meio desse ensaio teórico foi possível observar que essa termologia já está ancorada em conceitos discutidos na sociologia. Ademais, concernente às práticas ecopedagógicas e de educação ambiental na contemporaneidade, essas correspondem a um instrumento válido na busca pelo imenso desafio em que consiste a conscientização da dimensão ambiental no nível societário. Cabe ainda salientar que as discussões que circundam este trabalho talvez não tenham contemplado uma reflexão mais profunda sobre a temática abordada, para tanto, se sugere a ampliação deste ensaio teórico para um estudo teórico/empírico, capaz de caracterizar com mais precisão as abordagens propostas através de um campo de pesquisa específico.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT06 - Pensamento Social e Educação

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