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dc.contributor.authorDuarte, Alexandra Cardoso da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-09T12:43:13Z-
dc.date.available2020-03-09T12:43:13Z-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12973-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofOficinas de leitura literária a partir de "Os Sertões", de Euclides da Cunhapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectLeitura culturalpor
dc.subjectLeitura subjetivapor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectLeiturapor
dc.titleTutorial de leitura literária de Os sertõespt_BR
dc.typeTutorialpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Carlos Magno Santos-
dc.description.resumoEste tutorial traz instruções para a montagem de uma oficina de leitura literária da obra Os sertões (1901), de Euclides da Cunha, com base em uma abordagem cultural para a educação básica. A leitura desta obra para o ensino fundamental se justifica pela necessidade de discutir sobre os temas pertinentes à formação identitária dos moradores da região de Monte Santo, Bahia. Apesar de a narrativa da Guerra de Canudos fazer parte da construção identitária do povo sertanejo, a obra de Euclides da Cunha só é apresentada aos alunos apenas no ensino médio e de forma muito superficial. A leitura literária vai além do conhecimento de uma obra literária e nos convida a pensar como cada obra é recepcionada nos espaços sociais. Como é do conhecimento de todos, ler é imprescindível ao crescimento humano. Assim se constitui numa atividade importante para o desenvolvimento dos estudantes. Por essa razão, este tutorial de leitura literária tem como objetivo propor debates sobre metodologias acerca do trabalho com a leitura em sala de aula com vistas a contribuir para a melhoria dos níveis de leitura dos alunos da rede pública de ensino. Assim posto, o material proposto visa a oferecer um trabalho consistente de leitura do texto literário voltado para uma reflexão acerca da formação da identidade do povo sertanejo, as consequências ideológicas deixadas pela Guerra de Canudos. Soma-se a isso a preocupação de que você, educador, deve ter como meta formar leitores críticos desde a base, possibilitando o reconhecimento dos processos identitários e culturais presentes dos alunos em formação. Nesse sentido, presume-se um ensino motivador para a formação e o desenvolvimento das capacidades e habilidades leitoras literárias dos estudantes, assim, esse material foi pensado com a finalidade de contribuir no processo de orientação na formação de leitores mais críticos e atuantes com a relação aos processos de formação do seu povo. Ante o exposto, este tutorial de leitura literária traz uma metodologia pedagógica que enfoca as questões culturais e ideológicas, a partir da narrativa da Guerra de Canudos, no intuito de promover uma reflexão sobre as consequências históricas desta guerra para os habitantes desta região. Dessa forma, é importante que você, como professor, leve em consideração a relevância desses temas para a realidade social e cultural de seus alunos. Este tutorial foi elaborado com base em uma pesquisa desenvolvida em sala de aula de uma turma do ensino fundamental na cidade de Monte Santo, durante o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). A ideia surgiu da constatação da ausência de um trabalho mais consistente com a obra Os sertões para os alunos do nono ano do ensino fundamental. Embora seja considerada uma obra densa e complexa para esta modalidade de ensino sua leitura se torna importante pela estreita relação que ela tem com a cidade de Monte Santo, cidade que sediou a segunda base de operações da guerra. Além disso, várias adaptações multimodais foram produzidas a partir do imaginário dessa guerra e da obra de Euclides da Cunha, como filmes, documentários, revistas e HQ. Pela diversidade ideológica e pela possibilidade de utilizar recursos audiovisuais, utilizamos trechos desse material para as oficinas com destaque para a obra em HQ, possibilitando uma prática de leitura colaborativa. Com esse formato dinâmico, acreditamos que haja maior participação dos alunos. Partindo dessa premissa, este tutorial traz como proposta a leitura das expedições da Guerra de Canudos, materializadas no capítulo A luta, da obra Os sertões de Euclides da Cunha; ―Travessia do Cambaio‖, ―Expedição Moreira César‖, ―Quarta expedição‖ Nova fase da luta‖ e ―Últimos dias‖. Estes textos foram escolhidos porque revelam todas as fases da guerra, retratando os motivos que levaram o ataque a Canudos, as fragilidades de um povo que vivia distante da civilização, a bravura e a resistência do povo sertanejo. Além do mais, pode-se dizer que Os sertões é a principal obra literária que narra a história da Guerra de Canudos. Sendo conhecido tanto pelo seu poder crítico, como pelas profundas convicções sociopolíticas que se destacam na literatura. Desta forma, ela se tornou crucial para o nosso trabalho, visto que, ―a leitura literária como uma prática social possibilita uma pedagogia da inclusão em que o estético e o social não são separados‖ (GOMES, 2009, p. 1). O presente tutorial de leitura espera, portanto, contribuir para a formação de leitores críticos, na medida em que traz uma perspectiva de ensino de literatura a partir do modelo cultural de leitura, que pode ajudar você, professor, na elaboração que desperte a criticidade dos alunos. Partindo de uma perspectiva multimodal, ancorada nos multiletramentos e na leitura de HQ, pretende-se proporcionar ao aluno o contato com a obra pela diversidade dos textos disponíveis na rede e por trechos da obra de Euclides. Este tutorial está composto de conceitos teóricos que dão sustentação às oficinas e aos roteiros de leitura construídos para uma leitura literária colaborativa e participativa para os alunos da educação básica. As referidas oficinas abordam formas inovadoras de leitura do capítulo A luta com o intuito de fazer uma reflexão acerca dos aspectos culturais e ideológicos que permeiam este importante fato histórico. Utilizando como recursos de apoio para a melhoria dos níveis de leitura e à aproximação dos alunos com a obra, documentários, vídeos, entre outros recursos, para ressaltarmos aspectos relevantes da construção da identidade do nosso povo. Dessa maneira, este tutorial se torna, então, relevante para apontar o quanto o ensino de literatura pode ajudar os alunos a compreender valores sociais de seu contexto social.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
Appears in Collections:Letras

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