Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13009
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: As ciências sociais e a questão ambiental nos escritos de Guerreiro Ramos
Authors: Bernardes, Marcus
Issue Date: Apr-2018
Resumo : Alberto Guerreiro Ramos é uma figura central no diálogo entre Teoria Social e a Questão Ambiental no pensamento sociológico brasileiro. O sociólogo baiano fez importantes incursões ao discutir formas de organização social que repensam os impactos humanos na natureza e, como consequência, as próprias relações entre os indivíduos. O presente trabalho traz resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento que busca compreender as relações entre Ciências Sociais e a Questão Ambiental nos seus escritos. Além da dimensão política que uma revolução organizacional exige, Guerreiro Ramos elaborou uma complexa rede de conceitos (atitude parentética, paradigma paraeconômico, razão substantiva, redução sociológica entre outros) através dos quais é possível analisar como sua teoria sociológica se relaciona com a temática ecológica. Neste sentido, quais as possíveis contribuições de Guerreiro Ramos e a atualidade do seu pensamento para refletirmos no âmbito da educação, formas de abordagens e compreensão da crise ambiental sob o prisma das ciências sociais? O artigo propõe um estudo teórico das obras do autor, delineando-se através de técnicas de análises qualitativas. O discurso científico aqui é entendido como obra, resultado de um trabalho que organiza a linguagem. Isto é, a efetuação do discurso como texto. Dessa forma, metodologicamente a pesquisa se assenta sobre os princípios da hermenêutica de extração e interpretação de sentido, buscando a compreensão das narrativas científicas.
Keywords: Sociologia
Pensamento social brasileiro
Questão ambiental
Epistemologia
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: BERNARDES, M. As ciências sociais e a questão ambiental nos escritos de Guerreiro Ramos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13009
Appears in Collections:GT06 - Pensamento Social e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CienciasSociaisGuerreiroRamos.pdf217,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.