Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13024
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Escravidão moderna na Guatemala
Authors: Espinoza, Fran
Rebouças, Gabriela Maia
Issue Date: Apr-2018
Resumo : No imaginário social guatemalteco, a palavra escravo é associada à escravidão dos negros durante a época colonial. O trabalho forçado dos indígenas não era reconhecido como escravidão. A repartição dos índios, ou mandamento, foi um sistema sob o qual cada povo indígena tinha a obrigação de mandar semanalmente um número estipulado de homens para trabalhar em obras espanholas. A Organização Internacional do Trabalho sustenta que um escravo é qualquer pessoa forçada a trabalhar através da coerção e violência mental, física, dívidas, a retenção de documentos de identidade ou a ameaça de queixas às autoridades de pessoas em situação irregular. O objetivo do estudo é destacar as áreas onde ocorre a escravidão moderna na Guatemala. Nossa hipótese afirma que: O Estado guatemalteco não desenvolve políticas públicas para a erradicação da escravidão moderna. A pesquisa analisa os dados internacionais sobre a escravidão moderna e os balanços dos planos governamentais dos presidentes Otto Pérez Molina e Jimmy Morales. Considerações finais, a Guatemala não implementou políticas públicas para combater a escravidão moderna no país. O governo de Otto Pérez Molina tentou desenvolver uma política pública, mas não foi implementada. Jimmy Morales não projetou nenhum programa ou política pública, afirmou que é impossível erradicar o trabalho forçado.
Keywords: Sociologia
Guatemala
Escravidão
Políticas públicas
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: ESPINOZA, F.; REBOUÇAS, G. M. Escravidão moderna na Guatemala. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13024
Appears in Collections:GT07 - Direitos Humanos, Políticas Públicas e Participação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscravidaoModernaGuatemala.pdf176,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.