Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza Filho, José Anchieta de | - |
dc.contributor.author | Toscano, Geovânia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T22:23:36Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T22:23:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA FILHO, J. A.; TOSCANO, G. S. O sentido do ensino de sociologia para os jovens de escolas públicas em Fortaleza/CE. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-3013 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13027 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Ensino de sociologia | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | Fortaleza (CE) | por |
dc.title | O sentido do ensino de sociologia para os jovens de escolas públicas em Fortaleza/CE | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo consiste no relato experiência desenvolvida em salas de aulas de duas escolas públicas com o ensino de sociologia em Fortaleza/CE. Procurou-se conhecer o sentido da disciplina sociologia e a contribuição para a formação social dos jovens no ano letivo de 2017 naquela cidade. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma atividade avaliativa em dezembro/2017 com 8 turmas da terceira série do ensino médio referentes à contribuição dos saberes e conhecimentos da sociologia para a formação daqueles educandos. Como fundamentação teórica estabeleceu-se diálogos com Moraes (2004, 2014), Sarandy (2004), Santos (2004), Guelfi (2007), Ileizi Silva (2010), Suely Lemos & Outros (2013), entre outros. Na análise, foram considerados os textos produzidos pelos discentes na etapa letiva, os quais revelam que o sentido da sociologia para a formação significa: “questionar mais”, “novos olhares” e “visão crítica”. Considera-se que nas duas escolas investigadas a disciplina sociologia se apresentou com relevância para os discentes, pois eles revelaram que os saberes das ciências sociais permitem a compreensão dos processos sociais e das problemáticas contemporâneas e os ajudam nas observações e análises dos contextos que envolvem os jovens na vida em sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoSociologiaEscolasFortaleza.pdf | 186,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.