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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza Filho, José Anchieta de-
dc.contributor.authorToscano, Geovânia da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-12T22:23:36Z-
dc.date.available2020-03-12T22:23:36Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, J. A.; TOSCANO, G. S. O sentido do ensino de sociologia para os jovens de escolas públicas em Fortaleza/CE. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13027-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectFortaleza (CE)por
dc.titleO sentido do ensino de sociologia para os jovens de escolas públicas em Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo consiste no relato experiência desenvolvida em salas de aulas de duas escolas públicas com o ensino de sociologia em Fortaleza/CE. Procurou-se conhecer o sentido da disciplina sociologia e a contribuição para a formação social dos jovens no ano letivo de 2017 naquela cidade. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma atividade avaliativa em dezembro/2017 com 8 turmas da terceira série do ensino médio referentes à contribuição dos saberes e conhecimentos da sociologia para a formação daqueles educandos. Como fundamentação teórica estabeleceu-se diálogos com Moraes (2004, 2014), Sarandy (2004), Santos (2004), Guelfi (2007), Ileizi Silva (2010), Suely Lemos & Outros (2013), entre outros. Na análise, foram considerados os textos produzidos pelos discentes na etapa letiva, os quais revelam que o sentido da sociologia para a formação significa: “questionar mais”, “novos olhares” e “visão crítica”. Considera-se que nas duas escolas investigadas a disciplina sociologia se apresentou com relevância para os discentes, pois eles revelaram que os saberes das ciências sociais permitem a compreensão dos processos sociais e das problemáticas contemporâneas e os ajudam nas observações e análises dos contextos que envolvem os jovens na vida em sociedade.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica

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