Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Miqueias Miranda | - |
dc.contributor.author | Rower, Joana | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Carlos Henrique Lopes | - |
dc.contributor.author | Vieira, Mykaelly Morais | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Francisco Walef Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T22:57:40Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T22:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, M. M.; ROWER, J.; PINHEIRO, C. H. L.; VIEIRA, M. M.; FEITOSA, F. W. S. Práticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-3013 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13028 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Imaginação sociológica | por |
dc.title | Práticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Ceará | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse estudo propomos refletir sobre experiências sociológicas com práticas educativas desenvolvidas no cotidiano escolar mediante o estágio realizado na licenciatura em sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB. As práticas aconteceram em 2017 na Escola Profissional integrada ao ensino médio localizada no Ceará, em Redenção. Como parte dos intuitos do Estágio (Observação/intervenção), realizamos uma roda de conversa na intenção de proporcionar o estranhamento e desnaturalização das categorias educação e trabalho, observadas no cotidiano da modalidade de ensino, e uma oficina no enfoque sociológico direcionadas como revisão de conteúdos para o ENEM. A partir da apropriação da imaginação sociológica e na intenção de compreender as disposições sociais e o habitus que compõe a escola, ao observarmos as categorias educação e trabalho, refletimos com os/as estudantes como essas são abordadas no eixo sociológico e como discentes pensam/percebem e vivenciam essas. Posterior, utilizamos da proposição de oficina para subsidiar os/as estudantes o esforço de estranhamento da realidade social mediante a analise de questões já aplicadas no ENEM. Na apropriação da observação e na transposição para uma intervenção, percebemos que ao utilizar as categorias sociológicas pudemos exercitar exatamente o caráter de saberes sociológicos na composição de um estranhamento da realidade social e na compreensão de agentes que ressignificam no plano prático, parâmetros teóricos a partir de suas ações. Mediante práticas educativas na sociologia, percebemos que estamos em construção de saberes imbricados a uma concepção de observar e intervir na realidade social por meio de uma imaginação sociológica. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasEducativasImaginacaoSociologica.pdf | 398,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.