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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Miqueias Miranda-
dc.contributor.authorRower, Joana-
dc.contributor.authorPinheiro, Carlos Henrique Lopes-
dc.contributor.authorVieira, Mykaelly Morais-
dc.contributor.authorFeitosa, Francisco Walef Santos-
dc.date.accessioned2020-03-12T22:57:40Z-
dc.date.available2020-03-12T22:57:40Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationVIEIRA, M. M.; ROWER, J.; PINHEIRO, C. H. L.; VIEIRA, M. M.; FEITOSA, F. W. S. Práticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13028-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectImaginação sociológicapor
dc.titlePráticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Cearápt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoNesse estudo propomos refletir sobre experiências sociológicas com práticas educativas desenvolvidas no cotidiano escolar mediante o estágio realizado na licenciatura em sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB. As práticas aconteceram em 2017 na Escola Profissional integrada ao ensino médio localizada no Ceará, em Redenção. Como parte dos intuitos do Estágio (Observação/intervenção), realizamos uma roda de conversa na intenção de proporcionar o estranhamento e desnaturalização das categorias educação e trabalho, observadas no cotidiano da modalidade de ensino, e uma oficina no enfoque sociológico direcionadas como revisão de conteúdos para o ENEM. A partir da apropriação da imaginação sociológica e na intenção de compreender as disposições sociais e o habitus que compõe a escola, ao observarmos as categorias educação e trabalho, refletimos com os/as estudantes como essas são abordadas no eixo sociológico e como discentes pensam/percebem e vivenciam essas. Posterior, utilizamos da proposição de oficina para subsidiar os/as estudantes o esforço de estranhamento da realidade social mediante a analise de questões já aplicadas no ENEM. Na apropriação da observação e na transposição para uma intervenção, percebemos que ao utilizar as categorias sociológicas pudemos exercitar exatamente o caráter de saberes sociológicos na composição de um estranhamento da realidade social e na compreensão de agentes que ressignificam no plano prático, parâmetros teóricos a partir de suas ações. Mediante práticas educativas na sociologia, percebemos que estamos em construção de saberes imbricados a uma concepção de observar e intervir na realidade social por meio de uma imaginação sociológica.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica

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