Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13031
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Carine de Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T14:30:26Z | - |
dc.date.available | 2020-03-13T14:30:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, C. M. A sociologia no ensino médio: o que dizem os estudantes. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-3013 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13031 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Disciplina de sociologia | por |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | A sociologia no ensino médio: o que dizem os estudantes | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo é resultado da experiência de uma professora de Sociologia que ao longo dos anos vem vivenciando os diferentes olhares e percepções que seus alunos (as) têm a respeito da disciplina. As reflexões sobre a realidade da sala de aula é um ponto fundamental para a prática docente. Neste trabalho de pesquisa apresentamos os relatos de estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Salvador. Buscamos ouvir o que cerca de cinquenta jovens tinham a dizer sobre as experiências com a disciplina de Sociologia na escola pública. Para tanto, utilizamos questionários e grupos focais, de forma que os jovens se sentissem motivamos aos diálogos e debates sobre as questões relacionadas à Sociologia no Ensino Médio. Entre as muitas questões debatidas, alguns estudantes apontam que a primeira impressão que têm da disciplina é de descrédito, principalmente, por ser uma matéria desconhecida de muitos e com uma carga horária menor que as disciplinas encaradas como “básicas”. Reconhecem que com o passar do tempo percebem a importância e a necessidade de se pensar e estudar as sociedades, mas alegam que as aulas são monótonas, o que dificulta o aprendizado. Mostram-se preocupados com a alteração do currículo e com a não obrigatoriedade da disciplina. O artigo é um convite à reflexão sobre a realidade da sociologia para os estudantes de escolas públicas de nível médio. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SociologiaEnsinoMedioEstudantes.pdf | 197,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.