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dc.contributor.authorSantos, Carine de Miranda-
dc.date.accessioned2020-03-13T14:30:26Z-
dc.date.available2020-03-13T14:30:26Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSANTOS, C. M. A sociologia no ensino médio: o que dizem os estudantes. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13031-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectDisciplina de sociologiapor
dc.subjectEstudantes do ensino médiopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleA sociologia no ensino médio: o que dizem os estudantespt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é resultado da experiência de uma professora de Sociologia que ao longo dos anos vem vivenciando os diferentes olhares e percepções que seus alunos (as) têm a respeito da disciplina. As reflexões sobre a realidade da sala de aula é um ponto fundamental para a prática docente. Neste trabalho de pesquisa apresentamos os relatos de estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Salvador. Buscamos ouvir o que cerca de cinquenta jovens tinham a dizer sobre as experiências com a disciplina de Sociologia na escola pública. Para tanto, utilizamos questionários e grupos focais, de forma que os jovens se sentissem motivamos aos diálogos e debates sobre as questões relacionadas à Sociologia no Ensino Médio. Entre as muitas questões debatidas, alguns estudantes apontam que a primeira impressão que têm da disciplina é de descrédito, principalmente, por ser uma matéria desconhecida de muitos e com uma carga horária menor que as disciplinas encaradas como “básicas”. Reconhecem que com o passar do tempo percebem a importância e a necessidade de se pensar e estudar as sociedades, mas alegam que as aulas são monótonas, o que dificulta o aprendizado. Mostram-se preocupados com a alteração do currículo e com a não obrigatoriedade da disciplina. O artigo é um convite à reflexão sobre a realidade da sociologia para os estudantes de escolas públicas de nível médio.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica

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