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dc.contributor.authorMacedo, Sheila Rodrigues dos Santos-
dc.date.accessioned2020-03-19T19:33:10Z-
dc.date.available2020-03-19T19:33:10Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationMACEDO, Sheila Rodrigues dos Santos. A gestão documental de prontuário do paciente em saúde pública municipal em Aracaju : da situação real para a ideal e sua inovação. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13070-
dc.description.abstractThe constant advancement of information technologies has significantly transformed life in society, causing changes in the management structure of innumerable sectors of administration, such as health, where the use of information is the main tool in patient care, carried out through the use of medical records, document used for medical follow-up. However, over the years, the use of this in paper support, made it difficult to assist the user, since it no longer presents great functionality, being exposed to serious damages. Therefore, it is evident the importance of the transition to electronic support, where they will be managed in an effective and intelligent way, through functional management of information management. In order to analyze the data, the content analysis method was used, which demonstrated a great lack in the documentary management of US 'Celso Daniel', where the patient’s record are archived incorrectly, evidencing also that the accomplishment of the information management processes can contribute to improvement in the quality of care. As products generated by the research, the actual process, the ideal and the innovation were mapped, demonstrating that the information contained in paper records can be preserved and incorporated into electronic records by simple measures, with existing equipment and available programs. The entire process was described and explained through a Management and Good Practices Manual, with clear language and perfectly applied by the Health Units team.As final considerations, the research demonstrated that the application of information management depends directly on the initiative of its managers, through the realization of skills that lead the professionals of the institution to correct document management, qualifying the service performed in the unit.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectProntuário médico do pacientepor
dc.subjectGestão documentalpor
dc.subjectUnidades Básicas de Saúde (UBS)por
dc.subjectProntuário eletrônico do pacientepor
dc.subjectInformation managementpor
dc.subjectDocument managementpor
dc.subjectBrazilian’s Basic Health Unitspor
dc.subjectMedical patient's electronic recordpor
dc.titleA gestão documental de prontuário do paciente em saúde pública municipal em Aracaju : da situação real para a ideal e sua inovaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoO constante avanço das tecnologias da informação transformou significativamente a vida em sociedade, provocando mudanças na estrutura gerencial de inúmeros setores da administração, como a saúde, onde o uso da informação é a principal ferramenta no atendimento ao paciente, efetuada através da utilização do prontuário, documento utilizado para o acompanhamento médico. Porém, com o passar dos anos, o emprego deste em suporte de papel, acabou dificultando a assistência ao usuário, uma vez que já não apresenta grande funcionalidade, ficando exposto a sérios prejuízos. Diante disso, torna-se evidente a importância da transição para o suporte eletrônico, onde os mesmos serão gerenciados de maneira efetiva e inteligente, através de condutas funcionais de gestão da informação. Para análise dos dados, foi empregado o método de Análise de Conteúdo, que demonstrou uma grande carência na gestão documental da US ‘Celso Daniel’, onde os prontuários em suporte de papel são arquivados de forma incorreta, evidenciando também que a realização dos processos de gestão da informação documental podem contribuir para melhoria na qualidade de atendimento. Como produtos gerados pela pesquisa, foi mapeado o processo real, o ideal e a inovação, demonstrando que a informação contida nos prontuários de papel pode ser preservada e incorporada aos prontuários eletrônicos, por medidas simples, com equipamento já existente e programas disponíveis. Todo o processo foi descrito e explicado por meio de um Manual de Gestão e Boas Práticas, com linguagem clara e perfeitamente aplicada pela equipe das Unidades de Saúde. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a aplicação da gestão da informação depende diretamente da iniciativa de seus gestores, através da realização de capacitações que conduzam os profissionais da instituição à correta gestão documental, qualificando o serviço realizado na unidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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