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dc.contributor.authorSilva, Nayara Stefanie Mandarino-
dc.date.accessioned2020-03-23T18:39:37Z-
dc.date.available2020-03-23T18:39:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13128-
dc.description.abstractThe growth in the use of smartphones is remarkable and reaches countless spheres of social life, one of them is the university. Nagumo (2014) and Selwyn (2014) highlight that there are few researches focused on understanding how technological devices like cellphones are used in teaching institutions; in addition to that, the Federal University of Sergipe (UFS) has recently implemented the international internet network eduroam. In this context, this research aims to discover motivations to the use of smartphones by the students of DLEV, as well as to analyze possible rules and consequences of using smartphones during classes at UFS. The methodology is qualitative - analytical-interpretative – and followed the procedures Freeman (1998) proposes, which include naming, grouping, finding relationship, and displaying. This research is part of PIBIC-UFS 2018/19, and its results and conclusions indicate that most students who participated in the research use smartphones to meet academic and entertainment aims. The rules and consequences in the classroom, however, put off the use of the devices for being related to prohibitions and punishments. Similarly, eduroam discourages the use of smartphones because it presents barriers to the access of internet.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectSmartphonespor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectDiscentespor
dc.subjectClassroompor
dc.subjectStudentspor
dc.titleUsos de smartphones por discentes do Departamento de Letras Vernáculaspt_BR
dc.title.alternativeSmartphones nas salas de aula da UFS: usos por docentes e discentes em tempos de Eduroampor
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Roberto Boa Sorte-
dc.description.resumoO crescimento no uso de smartphones ou celulares inteligentes é notável e atinge inúmeras esferas da vida social, uma delas é a universidade. Nagumo (2014) e Selwyn (2014) apontam que há poucas pesquisas voltadas a entender como dispositivos tecnológicos, como os celulares, são utilizados nas instituições de ensino; acrescenta-se a isso, a recente implementação da rede internacional de acesso à internet, eduroam, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nesse contexto, a pesquisa a qual este resumo se refere tem como objetivos conhecer as motivações de uso de smartphones por parte de discentes do DLEV e analisar possíveis regras e consequências de uso dos smartphones durante as aulas na UFS. A metodologia qualitativa de cunho analítico-interpretativo seguiu o procedimento proposto por Freeman (1998) que inclui codificar, agrupar, estabelecer relações e exibição dos dados (display). Trata-se de uma pesquisa do PIBIC-UFS, edital 2018/19, cujos resultados e conclusões indicam que a maior parte dos alunos pesquisados utiliza smartphones tanto para fins acadêmicos, quanto para entretenimento. As regras e consequências da sala de aula, porém, desmotivam o uso dos dispositivos por estarem relacionadas a proibições e punições. Similarmente, a rede eduroam desestimula o uso dos aparelhos, por apresentar barreiras para a conexão à internet.pt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisapt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:29º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Linguística, Letras e Artes - PIBIC 2018/2019
Relatórios de Iniciação Científica

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