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dc.contributor.authorSantos, Antônio Carlos dos-
dc.date.accessioned2014-10-08T18:54:39Z-
dc.date.available2014-10-08T18:54:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSANTOS, A. C. Rousseau: da natureza à artificialidade?. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 21, p. 7-11, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/56545>. Acesso em: 08 out. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1617-0128-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1317-
dc.description.abstractApós a publicação do Discurso sobre as ciências e as artes, sobretudo, Rousseau passou a ser conhecido como o filósofo defensor inconteste da natureza e opositor ferrenho da ciência, em pleno Século das Luzes, em que havia uma crença quase cega no progresso. Esta leitura não deixa de ser verdadeira, mas esquece de outra perspectiva, extremamente importante para a compreensão do pensamento de Rousseau, que normalmente é negligenciada por muitos de seus comentadores: a sua valorização das ciências e das artes no conjunto da cultura civilizacional de seu século. Rousseau interroga a cultura moderna sobre a relação entre desenvolvimento científico e progresso moral no interior do espírito moderno. Desde cedo, percebeu que a modernidade, ainda nascente, trazia gêmeos do mesmo parto: a comodidade do mundo artificial e a servidão humana. Isto significa dizer que o desenvolvimento das ciências e das artes sempre foi acompanhado de uma crescente e constante depravação do homem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupt_BR
dc.subjectSéculo XVIIIpt_BR
dc.subjectFilosofia da naturezapt_BR
dc.titleRousseau: da natureza à artificialidade?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseLicença Creative Commonspt_BR
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