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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Alaíde de Jesus-
dc.contributor.authorSantos, Alexandre dos-
dc.contributor.authorSantana, Anne Caroline Fiel de-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Lima da-
dc.contributor.authorSantos, Erika Mayra Pereira dos-
dc.contributor.authorSantos, Iasmin Dias-
dc.contributor.authorSantos, Jamilly Daiane Pereira-
dc.contributor.authorSantos, Mariza Jesus-
dc.contributor.authorSantos, Mogna Matias dos-
dc.contributor.authorSantos, Leísa Cunha dos-
dc.contributor.authorNeto, Antônio Félix de Souza-
dc.date.accessioned2020-04-28T21:23:23Z-
dc.date.available2020-04-28T21:23:23Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13288-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectIntervenção pedagógicapor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.titleResidência pedagógica em português na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Juscelino Kubitschekpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na Residência Pedagógica (Doravante RP). Esta, por sua vez, é um programa da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores, desta forma, sua função é induzir o aperfeiçoamento nos cursos de licenciatura, de modo que o discente de graduação ingresse e contribua para a educação básica. Tendo isso em vista, foram realizadas parcerias entre a IES, no caso a UFS, e algumas escolas da educação básica, como A EMEF Juscelino Kubitschek, por exemplo. Nessa perspectiva, o programa foi executado em quatro etapas: preparação; ambientação; imersão e socialização. A primeira diz respeito à fase de recrutamento dos residentes, reuniões institucionais; a segunda está relacionada à fase de conhecer a escola-campo, a terceira é a etapa de regência, é o período de fazer e executar os projetos na escola. Por último, a socialização é o momento em que são expostos os resultados dos projetos feitos na escola. Nesse contexto, a RP atuou como contribuinte da educação da escola Juscelino Kubitschek, assim sendo, alunos da IES-UFS, ‘residiram’ na escola com a finalidade de promover projetos educacionais, uma intervenção pedagógica. Estes projetos foram feitos e aplicados por duplas de residentes, juntamente com o auxílio da preceptora, sendo assim, seus objetivos são diversificados, ora trabalhar a leitura, interpretação e escrita, como foi desenvolvido no projeto ‘Conto de mistério’, ora conhecer e compreender um pouco da realidade, da visão dos alunos em relação à escola que frequentam; assim como também se objetivou trabalhar com a multimodalidade, como ocorreu no projeto ‘Conto multimodal’. Assim, trazendo à baila essas informações, pretendemos expor os resultados e considerações acerca dos projetos e atividades desenvolvidas durante o programa da RP, como também sua importância no que tange à melhoria da educação básica e na formação do discente de graduação dos cursos de licenciatura.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:RP Português (São Cristóvão)

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