Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Alaíde de Jesus | - |
dc.contributor.author | Santos, Alexandre dos | - |
dc.contributor.author | Santana, Anne Caroline Fiel de | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniel Lima da | - |
dc.contributor.author | Santos, Erika Mayra Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Iasmin Dias | - |
dc.contributor.author | Santos, Jamilly Daiane Pereira | - |
dc.contributor.author | Santos, Mariza Jesus | - |
dc.contributor.author | Santos, Mogna Matias dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Leísa Cunha dos | - |
dc.contributor.author | Neto, Antônio Félix de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T21:23:23Z | - |
dc.date.available | 2020-04-28T21:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13288 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Intervenção pedagógica | por |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | por |
dc.title | Residência pedagógica em português na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Juscelino Kubitschek | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na Residência Pedagógica (Doravante RP). Esta, por sua vez, é um programa da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores, desta forma, sua função é induzir o aperfeiçoamento nos cursos de licenciatura, de modo que o discente de graduação ingresse e contribua para a educação básica. Tendo isso em vista, foram realizadas parcerias entre a IES, no caso a UFS, e algumas escolas da educação básica, como A EMEF Juscelino Kubitschek, por exemplo. Nessa perspectiva, o programa foi executado em quatro etapas: preparação; ambientação; imersão e socialização. A primeira diz respeito à fase de recrutamento dos residentes, reuniões institucionais; a segunda está relacionada à fase de conhecer a escola-campo, a terceira é a etapa de regência, é o período de fazer e executar os projetos na escola. Por último, a socialização é o momento em que são expostos os resultados dos projetos feitos na escola. Nesse contexto, a RP atuou como contribuinte da educação da escola Juscelino Kubitschek, assim sendo, alunos da IES-UFS, ‘residiram’ na escola com a finalidade de promover projetos educacionais, uma intervenção pedagógica. Estes projetos foram feitos e aplicados por duplas de residentes, juntamente com o auxílio da preceptora, sendo assim, seus objetivos são diversificados, ora trabalhar a leitura, interpretação e escrita, como foi desenvolvido no projeto ‘Conto de mistério’, ora conhecer e compreender um pouco da realidade, da visão dos alunos em relação à escola que frequentam; assim como também se objetivou trabalhar com a multimodalidade, como ocorreu no projeto ‘Conto multimodal’. Assim, trazendo à baila essas informações, pretendemos expor os resultados e considerações acerca dos projetos e atividades desenvolvidas durante o programa da RP, como também sua importância no que tange à melhoria da educação básica e na formação do discente de graduação dos cursos de licenciatura. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | RP Português (São Cristóvão) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RP_Portugues_Prof_Antonio_SC_3.pdf | 145,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.