Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOdy, Amanda dos Santos-
dc.contributor.authorLima, Ana Lúcia do Nascimento-
dc.contributor.authorJesus, Carolaine Santos de-
dc.contributor.authorReis, Jeziane Rosa dos-
dc.contributor.authorAndrade, Joélica Azevedo de-
dc.contributor.authorFonseca, Lesley Santos-
dc.contributor.authorSilva, Maria Rita da-
dc.contributor.authorOliveira, Roselusia Teresa de Morais-
dc.contributor.authorLima, Tatiane Oliveira-
dc.contributor.authorTavares, Waldelucia de Jesus Santos-
dc.date.accessioned2020-04-29T21:48:47Z-
dc.date.available2020-04-29T21:48:47Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectArtepor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica (RP)por
dc.titleLeitura, escrita e arte: práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Eliezer Portopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta propostas elaboradas e experiências vivenciadas por integrantes do núcleo de Pedagogia, do Programa Residência Pedagógica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolvido em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Estadual Eliezer Porto, o trabalho desenvolveu práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental, mais especificamente para o atendimento das crianças nas escolas situadas no município de Itabaiana, do estado de Sergipe. As práticas de ensino realizadas em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental ampliaram o conhecimento das alunas do curso de Pedagogia (UFS) sobre o exercício da docência por meio de estudos sistemáticos, do planejamento contínuo e da execução de ações didático-pedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização. Partiu-se do pressuposto de trazer para sala de aula metodologias alternativas, as quais pudessem articular ler, escrever e produzir arte. Além disso, as singularidades encontradas na escola possibilitaram a construção de propostas didáticopedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização que produziram processos formativos e uma articulação entre a Universidade e a Educação Básica. Os resultados obtidos foram satisfatórios, ao passo que pode-se notar o desenvolvimento tanto das residentes em formação, quanto das crianças envolvidas, instigadas, por sua vez, a desvendar o mundo a partir da leitura e da arte. Ressalta-se o benefício para ambas as partes, em uma troca mútua de ensinar e aprender, e desse modo, transformando a sala de aula em um espaço de intercâmbio de saberes.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece en las colecciones: RP Pedagogia (Itabaiana)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_1.pdf442,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.