Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ody, Amanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | Lima, Ana Lúcia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Jesus, Carolaine Santos de | - |
dc.contributor.author | Reis, Jeziane Rosa dos | - |
dc.contributor.author | Andrade, Joélica Azevedo de | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Lesley Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Rita da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Roselusia Teresa de Morais | - |
dc.contributor.author | Lima, Tatiane Oliveira | - |
dc.contributor.author | Tavares, Waldelucia de Jesus Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T21:48:47Z | - |
dc.date.available | 2020-04-29T21:48:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13307 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica (RP) | por |
dc.title | Leitura, escrita e arte: práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Eliezer Porto | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta propostas elaboradas e experiências vivenciadas por integrantes do núcleo de Pedagogia, do Programa Residência Pedagógica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolvido em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Estadual Eliezer Porto, o trabalho desenvolveu práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental, mais especificamente para o atendimento das crianças nas escolas situadas no município de Itabaiana, do estado de Sergipe. As práticas de ensino realizadas em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental ampliaram o conhecimento das alunas do curso de Pedagogia (UFS) sobre o exercício da docência por meio de estudos sistemáticos, do planejamento contínuo e da execução de ações didático-pedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização. Partiu-se do pressuposto de trazer para sala de aula metodologias alternativas, as quais pudessem articular ler, escrever e produzir arte. Além disso, as singularidades encontradas na escola possibilitaram a construção de propostas didáticopedagógicas orientadas às crianças nos primeiros anos de escolarização que produziram processos formativos e uma articulação entre a Universidade e a Educação Básica. Os resultados obtidos foram satisfatórios, ao passo que pode-se notar o desenvolvimento tanto das residentes em formação, quanto das crianças envolvidas, instigadas, por sua vez, a desvendar o mundo a partir da leitura e da arte. Ressalta-se o benefício para ambas as partes, em uma troca mútua de ensinar e aprender, e desse modo, transformando a sala de aula em um espaço de intercâmbio de saberes. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | RP Pedagogia (Itabaiana) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_1.pdf | 442,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.