Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13317
Tipo de Documento: Monografia
Título: Utilização de prebióticos em dietas de frango de corte de 22 a 42 dias de idade
Autor(es): Santos, Alessandra Melo
Data do documento: 18-Mar-2020
Orientador: Oliveira, Claudio José Parro de
Resumo: Os antibióticos têm sido utilizados em dietas para frangos de corte com a finalidade de controlar ou inibir microrganismos patogênicos que podem ser prejudiciais ao desempenho das aves. A utilização contínua desses antibióticos pode causar resistência bacteriana, nessa situação, houve uma mudança de exigência do mercado, por produtos que não induzam resistência bacteriana, sendo uma opção o uso de prebióticos. Dentre os prebióticos, o grupo dos mananoligossacarídeos (MOS) e uma mistura de butirato de sódio, levedura hidrolisada desidratada e proteinado de zinco, desempenham funções benéficas no trato gastrointestinal. As aves foram distribuídas de acordo com o delineamento inteiramente casualizado (DIC), em 5 tratamentos com 8 repetições de 35 aves cada (20 fêmeas e 15 machos) por unidade experimental, totalizando 1400 aves (Cobb 500) de 22 dias de idade. Os tratamentos consistiram em rações com ou sem uso de antibiótico e combinações dos prebióticos Viligen™, Actigen® ou uma combinação dos dois. O tratamento CN + Actigen® foi o que apresentou o maior peso vivo final seguido pelo tratamento CN + Viligen™. Com relação ao ganho de peso, as aves que expressaram melhor resultado (p<0,05) foram as que receberam dietas com CN + Actigen® e o CN + Viligen™. A utilização dos produtos Actigen® e Viligen™ em dietas para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade, são capazes de substituir o antibiótico, nas variáveis de desempenho e rendimento de carcaça e partes mantendo os níveis de produção.
Palavras-chave: Desempenho
Mananoligossacarídeo
Rendimento de carcaça
Promotor de crescimento
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: NZOS - Núcleo de Graduação em Zootecnia – Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citação: SANTOS, Alessandra Melo. Utilização de prebióticos em dietas de frango de corte de 22 a 42 dias de idade. 2020. 29 f. Monografia (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Sergipe, Núcleo de Graduação em Zootecnia, Nossa Senhora da Glória, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13317
Aparece nas coleções:Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra_Melo_Santos.pdf445,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.