Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAndrade, Carolaine de Jesus-
dc.contributor.authorSantos, Juliana Vieira dos-
dc.contributor.authorGois, Marcos Antônio Carvalho de-
dc.contributor.authorGama, Rivan Menezes-
dc.contributor.authorSantos, Sharllys Milly Cardoso dos-
dc.contributor.authorJesus, Railda Santana de-
dc.contributor.authorQuintela, Vilma Mota-
dc.date.accessioned2020-05-14T17:42:14Z-
dc.date.available2020-05-14T17:42:14Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectEscrita criativapor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.titlePráticas orientadas para a formação de leitores: contribuições do PIBID/Letras para o ensino da língua portuguesa no Colégio Estadual Eduardo Silveira- Itabaiana/SEpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma breve apresentação dos resultados referentes à realização do subprojeto “Práticas orientadas para a formação de leitores”, sob à coordenação da Profa. Dra. Vilma Mota Quintela, do Departamento de Letras de Itabaiana (DLI), e à supervisão da professora Railda Santana de Jesus, atuante no colégio Estadual Eduardo Silveira, de Itabaiana. Compartilhamos aqui, de forma sucinta, a metodologia utilizada pelos proponentes, em sala de aula, com o objetivo de aproximar alunos do Ensino Básico do texto literário, de forma a contribuir com a aprendizagem da língua materna, por meio da leitura e da produção textual. O grupo desenvolveu sequências didáticas sobre o gênero conto, tendo em vista o reconhecimento, por parte dos alunos, de suas particularidades discursivas e estruturais. Inicialmente, foram apresentados, em classe, os mais variados tipos de contos literários, incluindo-se a fábula e o apólogo. Após essa etapa, os alunos foram estimulados a produzir textos narrativos ficcionais, com base nos aspectos anteriormente abordados. A partir do que foi produzido, percebemos uma significativa melhoria no processo de ensino-aprendizagem, no tocante às habilidades de leitura e escrita. Os resultados alcançados nessa ação nos permitem validar a importância do programa ao amadurecimento e à preparação do licenciando para a sua futura atuação como professor, não apenas no que diz respeito aos conteúdos aplicados e à abordagem pedagógica desse conteúdo, como também aos aspectos humanos aí implicados, haja vista a oportunidade do contato direto com a realidade das escolas públicas e da troca de experiências entre todos os que compõem o núcleo escolar.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece en las colecciones: PIBID Português (Itabaiana)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.pdf340,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.ppt18,21 MBMicrosoft PowerpointVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.