Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Carolaine de Jesus | - |
dc.contributor.author | Santos, Juliana Vieira dos | - |
dc.contributor.author | Gois, Marcos Antônio Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Gama, Rivan Menezes | - |
dc.contributor.author | Santos, Sharllys Milly Cardoso dos | - |
dc.contributor.author | Jesus, Railda Santana de | - |
dc.contributor.author | Quintela, Vilma Mota | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T17:42:14Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T17:42:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Escrita criativa | por |
dc.subject | Leitura literária | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | por |
dc.title | Práticas orientadas para a formação de leitores: contribuições do PIBID/Letras para o ensino da língua portuguesa no Colégio Estadual Eduardo Silveira- Itabaiana/SE | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em uma breve apresentação dos resultados referentes à realização do subprojeto “Práticas orientadas para a formação de leitores”, sob à coordenação da Profa. Dra. Vilma Mota Quintela, do Departamento de Letras de Itabaiana (DLI), e à supervisão da professora Railda Santana de Jesus, atuante no colégio Estadual Eduardo Silveira, de Itabaiana. Compartilhamos aqui, de forma sucinta, a metodologia utilizada pelos proponentes, em sala de aula, com o objetivo de aproximar alunos do Ensino Básico do texto literário, de forma a contribuir com a aprendizagem da língua materna, por meio da leitura e da produção textual. O grupo desenvolveu sequências didáticas sobre o gênero conto, tendo em vista o reconhecimento, por parte dos alunos, de suas particularidades discursivas e estruturais. Inicialmente, foram apresentados, em classe, os mais variados tipos de contos literários, incluindo-se a fábula e o apólogo. Após essa etapa, os alunos foram estimulados a produzir textos narrativos ficcionais, com base nos aspectos anteriormente abordados. A partir do que foi produzido, percebemos uma significativa melhoria no processo de ensino-aprendizagem, no tocante às habilidades de leitura e escrita. Os resultados alcançados nessa ação nos permitem validar a importância do programa ao amadurecimento e à preparação do licenciando para a sua futura atuação como professor, não apenas no que diz respeito aos conteúdos aplicados e à abordagem pedagógica desse conteúdo, como também aos aspectos humanos aí implicados, haja vista a oportunidade do contato direto com a realidade das escolas públicas e da troca de experiências entre todos os que compõem o núcleo escolar. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PIBID Português (Itabaiana) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.pdf | 340,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.ppt | 18,21 MB | Microsoft Powerpoint | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.