Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13403
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCosta, Aianne Amado Nunes-
dc.date.accessioned2020-05-19T17:39:24Z-
dc.date.available2020-05-19T17:39:24Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Aianne Amado Nunes. Please come to Brazil : uma análise crítica dos fãs brasileiros como apreciadores de objetos culturais internacionais. 2020. 220 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13403-
dc.description.abstractBrazilian fans are usually referred to as the “best” and “most passionate” in the world, especially by international artists and celebrities. Their commitment to cultural products from other countries is evident and draws attention of producers and studios, which has become even more evident since the rise of digital media. In order to understand the motivations and dynamics behind this behavior, a content analysis is done by reviewing the literature of thesis and dissertations already written on this object, observing similarities and differences to track a national fan profile, discussing the results from theories about pop culture, transcultural fandoms and the formation of Brazilian national identity - which shows that, due to the historical process of colonization, there is a tendency to endorse foreign culture. The whole research is based on the perspective of the Political Economy of Communication, a field that studies relations of power in the Cultural Industry and its insertion in the capitalist logic, complementing the already established field of Fan Studies, proposing an analysis framework that allows the understanding of the problem in question at its full.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectMídia digitalpor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectFãs brasileirospor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCultura poppor
dc.subjectEconomia política da comunicaçãopor
dc.subjectBrazilian fanseng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectPop cultureeng
dc.subjectPolitical economy of communicationeng
dc.titlePlease come to Brazil : uma análise crítica dos fãs brasileiros como apreciadores de objetos culturais internacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Verlane Aragão-
dc.description.resumoOs fãs brasileiros são frequentemente referidos como os “melhores” e “mais apaixonados” do mundo, principalmente por artistas e celebridades internacionais. Seu engajamento por produtos culturais de outros países se destaca e chama atenção de produtores e estúdios, o que se evidencia ainda mais a partir da ascensão das mídias digitais. Na busca por entender as motivações e dinâmicas por trás desse comportamento, é feita uma análise de conteúdo através da revisão de literatura de teses e dissertações já escritas sobre esse objeto, observando semelhanças e diferenças para traçar um perfil do fã nacional, discutindo os resultados a partir de teorias sobre cultura pop, fandoms transculturais e a formação da identidade nacional brasileira – a qual mostra que, devido ao nosso processo histórico de colonização, há uma tendência de valorização à cultura estrangeira. Toda a pesquisa é embasada pela perspectiva crítica da Economia Política da Comunicação, campo que estuda as relações de poder na Indústria Cultural e a inserção desta na lógica capitalista, que complementa o já estabelecido campo dos Estudos de Fãs, propondo um arcabouço analítico que permite a compreensão da totalidade do problema.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AIANNE_AMADO_NUNES_COSTA.pdf2,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.