Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Antônio Fernando de Araújo-
dc.date.accessioned2014-10-21T17:13:15Z-
dc.date.available2014-10-21T17:13:15Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSÁ, A. F. A. Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233>. Acesso em: 21 out. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2178-3845-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1341-
dc.description.abstractEste artigo analisa as representações cinematográficas e video-gráficas produzidas durante os centenários de Canudos (1993-1997). Pode-se afirmar que os meios de comunicação de massa se não são os lugares de memória, com certeza são espaços privilegiados no arquivamento e produção da memória contemporânea. Do múltiplo universo audiovisual, optei por analisar as batalhas da memória de Canudos, comparando o filme de Sérgio Rezende (Guerra de Canudos, 1997), que reconstruiu a memória euclidiana da Guerra de Canudos, com os filmes e vídeos de Pola Ribeiro, Antônio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez e Otto Guerra, que abordam Canudos por meio da tradição oral. Como um passado que não quer passar, a multiplicidade de visões sobre Canudos configura-se num interessante diálogo entre historiografia e cinematografia na construção narrativa sobre o sertão como metáfora da nacionalidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article analyzes produced the cinematographic and video representationsduring the centennials of Canudos (1993-1997). It can be affirmed that the media if are not the memory places, with certainty they are privileged spaces in the recording and production of the memory contemporary. Of the multiple audiovisual universe, I opted to analyzing the battles of the memory of Canudos, comparing the film of Sergio Rezende (Canudos War, 1997), that it reconstructed the Euclidean memory of the War of Canudos, with the films and videos of Pola Ribeiro, Antonio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez and Otto Guerra, who approach Canudos by oral tradition. As a past that doesn´t want to pass, the multiplicity of view on Canudos configures in an interesting dialogue between historiography and cinematography in the construction narrative on the hinterland as metaphor of the nationality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.subjectCanudospt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectGuerra de Canudospt_BR
dc.titleCanudos plural: imagens em movimento do sertão em guerrapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseDireitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)pt_BR
Aparece nas coleções:DHI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CanudosPlural.pdf216,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.