Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Hislayne França dos-
dc.contributor.authorJesus, Gabriel Silva de-
dc.contributor.authorSantos, José Irlan Andrade-
dc.contributor.authorSantos, Larissa Nunes dos-
dc.contributor.authorMacias, Luan Nunes-
dc.contributor.authorCruz, Marcus Vinicius Carvalho-
dc.contributor.authorOliveira, Taislane Santos de-
dc.contributor.authorSilva, Katia Cristina Elizabeth de Carvalho Araújo da-
dc.contributor.authorSussuchi, Eliana Midori-
dc.date.accessioned2020-05-21T13:14:16Z-
dc.date.available2020-05-21T13:14:16Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13436-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectMonitoriapor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)por
dc.subjectQuímicapor
dc.titleUm relato de experiência do subprojeto PIBID/DQI no Centro de Excelência Atheneu Sergipensept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a questão da importância do programa do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – UFS, envolveu 24 bolsistas , 3 professores de escola pública (supervisores) e 1 professora de ensino superior (coordenadora), iremos abordar neste trabalho a atuação de 7 bolsistas e 1 supervisor no desenvolver do trabalho do PIBID 2018/2019 as atividades pedagógicas foram desenvolvidas no Centro de Excelência Atheneu Sergipense - CEAS. Nesse projeto, os elementos específicos abordados através de um diálogo interdisciplinar, em que se buscou qualificar a formação pedagógica dos alunos bolsistas e gerar impacto também na formação continuada do professor envolvido. O acompanhamento e avaliação do conjunto de ações realizadas envolveram a produção de resumos, a participação em eventos acadêmico-científicos, a realização de intervenções entre oficinas e projetos educacionais e finalizando com a feira de ciências onde foram centrados em demandas identificadas no cotidiano escolar. Destaca-se, ainda, a troca de experiência entre docentes universitários e da escola básica, bem como a participação desses profissionais, dos licenciandos e de alunos das escolas em eventos científicos. A elevação da autoestima dos licenciandos e o fortalecimento da decisão pela licenciatura apresenta-se como um dos principais impactos do programa. Por essa razão, acreditamos que seja de fundamental importância promover a integração entre alunos de licenciatura e comunidade escolar, por meio de inserção desses discentes no espaço das escolas e acompanhando a rotina diária do professor.pt_BR
dc.publisher.initialsDELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SEpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:PIBID Química (São Cristóvão)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense.pdf544,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Quimica_ColegioAtheneuSergipense_KatiaCristina-Apresent.ppt19,07 MBMicrosoft PowerpointVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.