Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Novais, Urandi Rosa | - |
dc.contributor.author | Moura, Lícia Maria de Almeida | - |
dc.contributor.author | Santos, João Victor Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Santos, Jamily Silva dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Jânio Vieira dos | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Elislane de Goes | - |
dc.contributor.author | Santos, Jéssica Prudente Garcia | - |
dc.contributor.author | Tavares, Matheus Filipe Souza | - |
dc.contributor.author | Santos, Daiane Santana | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-21T19:30:21Z | - |
dc.date.available | 2020-05-21T19:30:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13444 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | por |
dc.title | Letramento literário e PIBID: uma positiva experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a importância e a necessidade de os alunos se apropriarem das práticas de leitura, escrita, e interpretação de textos, pois essas práticas os acompanham por toda vida, o presente trabalho teve por objetivo trazer a campo algumas discussões acerca de como as atividades desenvolvidas pelos graduandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID contribuíram no processo de letramento literário dos alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Para isso, abordamos o conceito de letramento, letramento literário embasados em Cosson (2006), Colomer (2007), Maia (2007), Soares (2011), e Jouve (2012). Apresentamos também os resultados de atividades desenvolvidas nas oficinas realizadas no ano de 2019. Com a realização desse trabalho, percebemos a importância do PIBID enquanto um programa de formação dos futuros docentes, como também a importância da abordagem do texto literário, num viés interdisciplinar, para desenvolver o letramento literário dos educandos. | pt_BR |
dc.publisher.initials | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE | pt_BR |
dc.description.local | Sâo Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PIBID Português (São Cristóvão) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Portugues_CODAP_UrandiNovais.pdf | 342,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Portugues_CODAP_UrandiNovais.pptx | 1,34 MB | Microsoft Powerpoint XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.