Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13465
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Em busca da comida mais sergipana (Caderno do instrutor)
Authors: Alves, Eva Maria Siqueira (Coord.)
Issue Date: 2017
Resumo : Em consonância com o edital CAPES/FAPITEC/SE N. 05/2014 Núcleos de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica - CTI-EB, o objetivo do projeto Desenvolvimento de tecnologias sociais para a formalizaçãoe ressignificaçãode práticas culturais em Aracaju/SE é, a partir da identificação de tecnologias sociais, entendendo tal conceito técnicas e metodologias que possibilitem ser apropriadas por essas comunidades de modo a representar soluções para a melhoria das condições dos sujeitos envolvidos. Circulando por bairros mais distantes do centro econômico, vemos o comércio informal de alimentos sob tabuleiro na porta de casa, como mugunzá, mingau, beiju, caruru, etc. Todos esses alimentos são produzidos a partir de receitas, que passam de geração a geração por meio de tradição oral, sem registro formal. Essa rede de economia informal contribui como uma renda complementar à renda total familiar; todosna comunidade conhecem quem faz ou quemvende. No entanto, esse saber não é formalmente reconhecido e valorizado. É papel da escola assumir a responsabilidade pelo resgato e valorização destes bens de cultura, patrimônio imaterial da comunidade sergipana.
Keywords: Educação
Cultura
Tecnologias sociais
Alimentos
Comidas típicas
Recursos pedagógicos
Sponsorship: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: UFS
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13465
Appears in Collections:Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmBuscaDaComidaMaisSergipana-CadInstrutor.pdf40,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.