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dc.contributor.authorBari, Valéria Aparecida-
dc.contributor.authorOliveira, Rafael Jesus de (il.)-
dc.contributor.illustratorOliveira, Rafael Jesus de-
dc.date.accessioned2020-06-01T19:41:15Z-
dc.date.available2020-06-01T19:41:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13470-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectSemiologia das histórias em quadrinhospor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectLinguagens híbridas (texto e imagem)por
dc.titleSemiologia de quadrinhos: introduçãopt_BR
dc.typeHistória em quadrinhospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa preocupou-se com a melhor utilização do recurso já disponível e consagrado das adaptações em quadrinhos para as obras literárias, que tem sido editada e adotada como acervo de leitura escolar e infantil em nível educacional fundamental e médio. Escolhidos para compor as publicações destinadas à estudantes e acervos escolares pelo Ministério da Educação, as adaptações literárias em quadrinhos tem sido editadas e distribuídas pelo país, desde a promulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no início do sec. XXI. Ao mesmo tempo, se encontrava em processo de legitimação a metodologia bilíngue de educação e a legalização da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por conseguinte, os universitários surdos da atualidade nem sempre puderam desfrutar das políticas públicas de formação do leitor, uma vez que os recursos de inclusão e o treinamento de quadros entre os professores de nível fundamental e médio ainda encontra-se em plena implantação. Preocupara-nos, na Ciência da Informação, que a construção do conhecimento em nível superior não ficasse circunscrita às atividades dos tradutores de Libras, assim como de atendimentos presenciais com os docentes e outras atividades presenciais. Vislumbramos então que o estudante universitário recém ingressado deva ter proficiência em leitura e escrita no tempo presente, com liberdade de praticar seus estudos motivados pelo seu interesse, organizados em seu espaço e tempo de vivência em sociedade. O ensino superior deve ser equânime e devemos considerar como verdadeiras deficiências as lacunas no desenvolvimento da didática e da mediação dos conteúdos complexos do nível superior à todos os acadêmicos que logram ingressar em nossa comunidade. Esperamos que as pesquisas e inovações desenvolvidas aqui tenham repercussão nos níveis básicos da educação brasileira, assim como nas práticas sociais de lazer cultural, tornando o Brasil um país cada vez mais letrado.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Ciência da Informação
DCI - Livros e capítulos de livros

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