Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Mikaely Reis-
dc.date.accessioned2020-07-09T21:18:42Z-
dc.date.available2020-07-09T21:18:42Z-
dc.date.issued2020-02-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Mikaely Reis. Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre a caatinga. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13513-
dc.description.abstractThe Caatinga is one of the Brazilian biomes that suffers most from environmental degradation caused by anthropic action and its modern civilizing process, putting its biodiversity at risk. In addition, people's ‘lack’ of knowledge about this biome and the mistaken disclosure of its image as a poor and dry environment have contributed to its devaluation and deterioration and this is worrying. Based on this assumption, the present study intends to analyze the environmental perceptions of 7th grade students about the Caatinga and its biodiversity in regions of the Coast, Agreste and Sertão of the State of Sergipe. For this, data collection was carried out in six state and municipal public schools in different regions of the state in which volunteer students produced drawings and texts about the caatinga. The collected data were submitted to the analysis of drawings with the support of the codes present in the study by Günindi (2012) which have already been adapted based on the fauna and flora of the Caatinga, presented in the book by Almeida-Cortez et al. (2007), while the analysis of descriptive texts was based on Bardin's Content Analysis (2011). As a result, among the 55 drawings and texts analyzed, 51students from Sertão, Agreste and Litoral attribute the following characteristics to Caatinga: the semi-arid climate, long periods of drought, little availability of water due to irregular rain that results in dry soil and hot, in addition to the difficulty of surviving in this environment. Although, four students (2 from Sertão, 1 from Litoral and 1 from agreste) characterize the Caatinga as humid. Students, in general, were aware of the richness of the caatinga's biodiversity. In addition, students from the agreste and the sertão pointed out the historical landmark of the “Rota do Cangaço” and the tradition “takes ox in the woods”, a cultural aspect pointed out by a student from the sertão. As for the conservation status of the biome, two students from Litoral and Sertão pointed out the anthropic changes. The results point to a naturalistic perception of the students, that is, with very little relation to the social, cultural and historical contexts in which the human presence is inserted. Thus, the awareness of each individual is necessary in addition to the implementation of Environmental Education projects aimed at the school context and rural and urban communities.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCaatingapor
dc.subjectDesenho infantilpor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnvironmental perceptioneng
dc.subjectChildish drawingeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titlePercepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre a caatingapt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental perception of students of fundamental teaching about caatingaeng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Márcio Andrei-
dc.description.resumoA Caatinga é um dos biomas brasileiros que mais sofre com a degradação ambiental ocasionada pela ação antrópica e pelo seu processo civilizatório moderno colocando em risco a sua biodiversidade. Além disso, a ‘falta’ de conhecimento das pessoas sobre este bioma e a divulgação equivocada sobre sua imagem como um ambiente pobre e seco têm colaborado para a sua desvalorização e deterioração e isso é preocupante. Partindo desse pressuposto, o presente estudo pretende analisar as percepções ambientais de estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental sobre a Caatinga e sua biodiversidade em regiões do Litoral, do Agreste e do Sertão do Estado de Sergipe. Para isso, foi realizada a coleta de dados em seis escolas públicas municipais e estaduais das distintas regiões do Estado nas quais estudantes voluntários produziram desenhos e textos sobre a caatinga. Os dados coletados foram submetidos à análise de desenhos com apoio dos códigos presentes no estudo de Günindi (2012) que já foram adaptados com base na fauna e na flora da Caatinga, apresentadas no livro de Almeida-Cortez et al. (2007), enquanto a análise de textos descritivos foi baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, dentre os 55 desenhos e textos analisados, 51estudantes do Sertão, Agreste e Litoral atribuem a Caatinga as seguintes características: o clima semiárido, os longos períodos de estiagem, pouca disponibilidade de água devido a irregularidade de chuva que resulta em um solo seco e quente, além da dificuldade de sobreviver neste ambiente. Embora, quatro estudantes (2 do Sertão, 1 do Litoral e 1 do agreste) caracterizam a Caatinga como úmida. Os estudantes, de maneira geral, se mostraram cientes da riqueza da biodiversidade da caatinga. Além disso, os estudantes do agreste e do sertão apontaram o marco histórico da “Rota do Cangaço” e a tradição “pega boi no mato”, um aspecto cultural apontado por uma aluna do sertão. Quanto ao estado de conservação do bioma, foi apontado por duas alunas do Litoral e do Sertão as alterações antrópicas. Os resultados apontam para uma percepção naturalista dos estudantes, ou seja, com pouquíssima relação com os contextos social, cultural e histórico nos quais estão inseridos a presença humana. Deste modo, a conscientização de cada indivíduo se faz necessária além da implementação de projetos de Educação Ambiental voltados para o contexto escolar e as comunidades rurais e urbanas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIKAELY_REIS_SANTOS.pdf4,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.