Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Murilo Mateus Soares de-
dc.date.accessioned2020-07-23T19:56:54Z-
dc.date.available2020-07-23T19:56:54Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationMATOS, Murilo Mateus Soares de. Os desafios e as contribuições do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa em Itapicuru/BA. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13525-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the challenges and the PNAE contributions for peasant family farming in the municipality of Itapicuru/BA. The National School Feeding Program (PNAE), regulated by Law 11.947/2009, establishes in its guidelines that at least 30% of the financial resources transferred by the National Education Development Fund (FNDE), be used to purchase products from peasant family farming, preferably from agrarian reform settlements, indigenous and quilombo communities. We found that this guideline was implemented as of 2017 in the municipality with the inclusion of food produced by local farmers in school meals. This achievement was the result of the farmers’ movement and the intervention of CAE members on the municipality managers, in view of the problems related to the production and circulation of food produced by local farmers. The methodological procedures are based on case study, the research has a qualitative basis, it is structured by a theoretical review about the theme, survey of quantitative data, field research and systematization of the information collected. The results show the obstacles faced by farmers to enter the program, the change in the program management led to the insertion of food produced by a reduced number of peasant family farmers in the institutional market for school meals and the income generated is considered complementary, contributes to social reproduction and to stay in the countryside.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectAgricultura e Estadopor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectItapicuru (BA)por
dc.subjectCamponesespor
dc.subjectPolítica socialpor
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPNAEpor
dc.subjectAgricultura familiar camponesapor
dc.subjectAlimentação escolarpor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectPeasant family farmingeng
dc.subjectSchool feedingeng
dc.subjectTerritoryeng
dc.titleOs desafios e as contribuições do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa em Itapicuru/BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Sônia de Souza Mendonça-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar os desafios e as contribuições do PNAE para a agricultura familiar camponesa no município de Itapicuru/BA. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regulamentado pela Lei nº 11.947/2009, estabelece nas suas diretrizes que no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sejam direcionados para a aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar camponesa, preferencialmente de assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. Constatamos que essa diretriz foi executada a partir de 2017 no município com a inserção dos alimentos produzidos pelos agricultores na alimentação escolar. Essa conquista foi fruto do movimento dos agricultores e da intervenção dos membros do CAE aos gestores municipais tendo em vista as problemáticas relacionadas à produção e a circulação dos alimentos produzidos pelos agricultores locais. Como procedimentos metodológicos adotamos o estudo de caso, a investigação apresenta um caráter qualitativo, está estruturado com uma revisão teórica acerca da temática, levantamento de dados quantitativos, pesquisas de campo, e sistematização das informações coletadas. Os resultados evidenciam os entraves enfrentados pelos agricultores para inserção no programa, a mudança na gestão do programa proporcionou a inserção dos alimentos produzidos por um número reduzido de agricultores familiares camponeses no mercado institucional da alimentação escolar e a renda gerada é considerada complementar, contribui para a reprodução social e permanência no espaço rural.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MURILO_MATEUS_SOARES_MATOS.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.