Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13600
Document Type: Produto educacional
Title: Reuso da água e a formação do sujeito ecológico: uma proposta para uma escola sustentável (Produto educacional)
Authors: Cunha, Simone Neves
Issue Date: 2020
Advisor: Carvalho, Márcia Eliane Silva
Resumo : O presente material é fruto do trabalho de mestrado desenvolvido pela mestranda Simone Neves Cunha, orientada pela Profª Drª Márcia Eliane Silva Carvalho, no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais -PROFCIAMB - Associada UFS. O mestrado profissional visa promover a formação continuada de professores da educação básica, que além de efetuar o trabalho de pesquisa típico de um mestrado, necessita desenvolver um material didático que possa ser reproduzido em outras realidades. Destarte, nesse e-book consta a sequência de ações pedagógicas que foram desenvolvidas pela mestranda junto a 20 alunos da 1ª série do Ensino Médio Integral, do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju- Sergipe, local onde desempenhava suas atividades docentes. Com o desenvolvimento das ações, outros alunos das demais séries e modalidades de ensino foram envolvidos no trabalho que possui 8 etapas de atividades didáticas elencadas a seguir: 1. Sensibilizar para a água – o reconectar dos saberes e a integração ser humano/natureza; 2. Educando para a água através da contextualização da bacia hidrográfica; 3. Para entender o impacto dos efluentes no meio ambiente - o estudo do meio no entorno da escola; 4. O olhar para dentro da escola - a relação da comunidade com a água; 5. Soltando a criatividade com a produção de material pedagógico; 6. Ações de combate ao desperdício e de reuso da água nos bebedouros; 7. Soluções viáveis para a caixa d’água e para os vazamentos da rede hidráulica exposta; 8. Reuso da água: entendendo o tratamento da água cinza clara através da construção do filtro de areia. Para que toda a sequência seja executada na íntegra são necessárias 30 horas/aulas. A execução contou com a parceria dos professores da unidade de ensino que contribuíram significativamente no agir/refletir necessários para o aprimoramento das práticas desenvolvidas e para a resolução dos problemas vivenciados pela comunidade escolar. Nessa construção, que partiu da temática água e focou na questão do reuso e consequentemente no combate ao desperdício, objetivamos contribuir com a formação de sujeitos ecológicos para uma escola sustentável. O ebook está dividido em 5 capítulos em que os três primeiros trazem reflexões teóricas sobre a temática e na sequência, os outros dois capítulos trazem as ações pedagógicas desenvolvidas junto a alunos e professores na unidade de ensino. Em cada etapa dessas ações constam: o tempo necessário para aplicação; os objetivos das atividades; os conteúdos abordados; os materiais utilizados; os procedimentos metodológicos e a avaliação. A intenção é que esse material didático possa ser utilizado por outros profissionais que almejam desenvolver práticas educativas que potencializam a formação de sujeitos ecológicos e que possibilitem efetivar caminhos para uma escola sustentável. Práticas que podem ser replicadas na íntegra ou parcialmente, sofrendo as modificações necessárias a depender da realidade de cada docente e comunidade escolar da educação básica.
Keywords: Produto educacional
Água
Educação ambiental
Escola sustentável
Reuso
Sujeito ecológico
Is part of: Reuso da água e a formação do sujeito ecológico : uma proposta para uma escola sustentável
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13600
Appears in Collections:Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE_NEVES_CUNHA-Produto_Educacional.pdf4,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.