Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paes, Jilcicleide Augusta | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-01T20:22:28Z | - |
dc.date.available | 2020-09-01T20:22:28Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13614 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Desenvolvimento de objeto pedagógico para o ensino produtivo de gramática : a balança das relações sociais | pt_BR |
dc.subject | Objeto pedagógico | por |
dc.subject | Gramática | por |
dc.subject | Pronomes | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Recurso pedagógico | por |
dc.title | Recurso didático-pedagógico: balança das relações sociais | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitag, Raquel Meister Ko. | - |
dc.description.resumo | A linguagem, veículo de interação interpessoal, não pode ser desvinculada da sociedade. A vida em sociedade exige o estabelecimento de regras comportamentais; e as formas de tratamento fazem parte dessas regras, por refletirem valores e atenderem a interesses dos indivíduos, a exemplo dos pronomes referenciais de segunda pessoa do singular “tu”/“você”. Visamos, com este trabalho, possibilitar uma análise reflexiva das relações de poder e solidariedade presentes no emprego das formas pronominais de referenciação, de acordo com os estudos de Brown e Gilman (1960), e também a exploração do fenômeno linguístico em estudo, fundamentados na proposta dos três eixos para o ensino de gramática de Vieira (2017). Com base nas premissas acima é que construímos um recurso didáticopedagógico, denominado “Balança das Relações Sociais”, para experienciação do fenômeno linguístico (variantes pronominais de segunda pessoa do singular “tu”/”você”) e da forma “o(a) Senhor(a)”, em situações de interação social. A partir de nossa experiência, elaboramos este material de apoio para professores, no qual disponibilizamos a descrição do protótipo do recurso pedagógico e as instruções de uso, alicerçados nas orientações do Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, curso que agrega a prática docente ao conhecimento científico, visto que, é composto por professores de Língua Portuguesa que estão em sala de aula. Esperamos que este material possa contribuir para uma prática docente mais dinâmica e reflexiva. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JILCICLEIDE_AUGUSTA_PAES-Recurso_Didatico.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.