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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaes, Jilcicleide Augusta-
dc.date.accessioned2020-09-01T20:22:28Z-
dc.date.available2020-09-01T20:22:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13614-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenvolvimento de objeto pedagógico para o ensino produtivo de gramática : a balança das relações sociaispt_BR
dc.subjectObjeto pedagógicopor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectPronomespor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectRecurso pedagógicopor
dc.titleRecurso didático-pedagógico: balança das relações sociaispt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.contributor.advisor1Freitag, Raquel Meister Ko.-
dc.description.resumoA linguagem, veículo de interação interpessoal, não pode ser desvinculada da sociedade. A vida em sociedade exige o estabelecimento de regras comportamentais; e as formas de tratamento fazem parte dessas regras, por refletirem valores e atenderem a interesses dos indivíduos, a exemplo dos pronomes referenciais de segunda pessoa do singular “tu”/“você”. Visamos, com este trabalho, possibilitar uma análise reflexiva das relações de poder e solidariedade presentes no emprego das formas pronominais de referenciação, de acordo com os estudos de Brown e Gilman (1960), e também a exploração do fenômeno linguístico em estudo, fundamentados na proposta dos três eixos para o ensino de gramática de Vieira (2017). Com base nas premissas acima é que construímos um recurso didáticopedagógico, denominado “Balança das Relações Sociais”, para experienciação do fenômeno linguístico (variantes pronominais de segunda pessoa do singular “tu”/”você”) e da forma “o(a) Senhor(a)”, em situações de interação social. A partir de nossa experiência, elaboramos este material de apoio para professores, no qual disponibilizamos a descrição do protótipo do recurso pedagógico e as instruções de uso, alicerçados nas orientações do Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, curso que agrega a prática docente ao conhecimento científico, visto que, é composto por professores de Língua Portuguesa que estão em sala de aula. Esperamos que este material possa contribuir para uma prática docente mais dinâmica e reflexiva.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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