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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonte, Nadija Santos-
dc.date.accessioned2020-09-02T20:11:12Z-
dc.date.available2020-09-02T20:11:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13621-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofA identificação da contra-argumentação na leitura de gêneros jornalísticos : uma experiência com estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMódulo didáticopor
dc.subjectContra-argumentaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectGêneros jornalísticospor
dc.titleArticulação da contra-argumentação na leitura de gêneros jornalísticos com estudantes do 8º anopt_BR
dc.typeMódulo didáticopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Isabel Cristina Michelan de-
dc.description.resumoÉ de conhecimento geral que o professor é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento intelectual crítico dos estudantes. Não basta ensinar a ler e escrever. A ele, em sua função diária de fomentar a aprendizagem, cabe propiciar aos educandos variadas formas de competência para relacionar a teoria da sala de aula com a prática que vive em seu meio social. Em vista dos avanços sociais e tecnológicos, é atribuída uma responsabilidade mais contundente às aulas de Língua Portuguesa, de promover práticas voltadas para a aquisição de habilidades de integração da pessoa na sociedade, que se dá por meio da participação direta ao agir, falar, opinar. Tais ações estão presentes cotidianamente na vida das pessoas nas mais diversas situações e exigem explicação, crítica, sustentação, enfim, um posicionamento a respeito de dada questão que se apresenta. Então, é nesse momento que entra a argumentação, elemento essencial da comunicação e para que aconteça, é necessária a palavra escrita ou falada atrelada a outros recursos como planejamento, reflexão, conhecimento. Sendo assim, quando o professor de Língua Portuguesa promove condições para que os estudantes se posicionem frente a uma situação, discutam, critiquem, relacionem teoria e prática, ele também os induz a assumirem um papel significativo na sociedade. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa para trabalhar a articulação da contraargumentação na leitura de gêneros jornalísticos com estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade Neópolis-SE. O objetivo foi colaborar com as práticas docentes que promovessem possibilidades para os estudantes articularem a contra-argumentação durante a leitura percebendo o papel discursivo no contexto. Então, foi desenvolvido um Módulo Didático que atendesse às necessidades dos discentes na sala de aula e viabilizasse preparação para, socialmente, relacionarem teoria e prática adquirindo habilidade para argumentar frente a diversas situações do cotidiano. Percebeu-se a necessidade do desenvolvimento do Módulo Didático a partir do momento em que a professora-pesquisadora constatou um problema na sala de aula, no caso, a dificuldade de os estudantes perceberem a organização do processo argumentativo. Então seguindo as orientações do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras – o qual tem como objetivo a formação de professores do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa, desenvolveu-se esta pesquisa, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior – CAPES, que culmina com um objeto de aprendizagem – no caso, um Módulo didático. Este é resultado de uma série de atividades sobre a contra-argumentação, o papel discursivo presente em um contexto e ainda o valor básico dos principais operadores argumentativos de oposição. Apresenta três partes: a introdução que traz os conceitos fundamentados teoricamente; as ações didáticas que apresentam as atividades do Módulo Didático propriamente ditas. E, por fim, as palavras finais que trazem reflexões acerca do trabalho desenvolvido. Leve-se em consideração que as atividades aqui propostas foram desenvolvidas especificamente para trabalhar o conteúdo contra-argumentação, de acordo com o projeto, cumprindo com um objetivo do Profletras. Espera-se que o Módulo didático auxilie nas práticas pedagógicas de outros professores, uma vez que estes podem replicá-lo fazendo as adaptações necessárias. Então, ao ser replicado, o Módulo didático servirá apenas como base de organização sendo necessários textos propícios à turma para a qual será direcionado com observação de série, faixa etária, nível intelectual, conteúdo a ser abordado, assunto social a ser discutido, entre outros. Seguindo essas recomendações, o professor fará o desenvolvimento de um bom trabalho com sua turma, pois o Módulo didático é um excelente meio de aprimorar a prática pedagógica e obter resultados com nível satisfatório de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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