Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Roberta Brito-
dc.date.accessioned2020-09-02T21:01:07Z-
dc.date.available2020-09-02T21:01:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13623-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofMetáforas, implícitos e o lúdico em canções de empoderamento feminino : uma proposta de letramento crítico para o 9º anopt_BR
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectMetáforaspor
dc.subjectImplícitospor
dc.subjectLetras de cançãopor
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectEmpoderamento femininopor
dc.titleMetaforizando: sequência de atividades com canções de empoderamento femininopt_BR
dc.typeSequência didáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza-
dc.description.resumoEsta sequência de atividades (SA), que compreende um conjunto de tarefas interativas, é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais entre o período de 2018 e 2019. No âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, esta SA se configura como um produto educacional, que para o público docente passa a representar mais uma ferramenta pedagógica quando da necessidade de mediar atividades de leitura crítica em sala de aula. Neste instrumental propomos uma sequência de atividades que tem como finalidade estimular a criticidade dos discentes a partir do aprimoramento de habilidades leitoras, via metáforas, em um gênero discursivo muito presente no cotidiano dos estudantes: a letra de canção. Além de explorarmos o gênero citado, delimitamos a temática das canções, a fim de provocar nos adolescentes momentos de reflexão acerca da realidade social a sua volta, quando selecionamos músicas que veiculam mensagens de empoderamento da figura feminina. É importante lembrar que conceituados exames externos, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e internos como o SAEBE – Prova Brasil – nos dão um termômetro da realidade/posição do Brasil no tocante aos desempenhos de nossos jovens estudantes. Um dos critérios do renomado exame PISA, por exemplo, é justamente o nível de leitura e interpretação, para o qual nosso país demonstra ainda real necessidade de se erguer. Dito isto, dada a característica replicável da nossa SA, com essas atividades, professor/professora, você poderá trabalhar um tema de relevância social – de forma lúdica, por meio de jogo interativo, debates e ações cidadãs – e estimular os níveis de leitura e interpretabilidade dos estudantes, consequentemente contribuindo para a ampliação de repertório cultural da sua turma. Em relação à estrutura, a SA encontra-se estrategicamente organizada em uma seção teórica, que fundamenta a abordagem de leitura escolhida para esta pesquisa, seguida de uma sondagem e quatro atividades, que se configuram como experiências de práticas sociais de linguagem. Esperamos que ao final desta leitura você tenha encontrado mais uma forma de contribuir para a reflexão cidadã de seus estudantes e esteja disposto(a) a mergulhar na prazerosa tarefa de trilhar com sua(s) turma(s) o percurso do Metaforiz(ANDO).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTA_BRITO_LIMA-Sequencia_Didatica.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.