Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Elias Marciel-
dc.date.accessioned2020-09-24T20:35:02Z-
dc.date.available2020-09-24T20:35:02Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationSOARES, Elias Marciel. Pela história da nossa gente : o Grupo Escolar Rural José Joaquim Cardoso de Malhador/SE (1968 – 1977). TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13666-
dc.description.abstractThis monograph proposes to investigate the historical aspects that permeate the José Joaquim Cardoso Rural School Group (GERJJC), located in the city of Malhador in the state of Sergipe. Thus, we seek to understand how the implementation process 0ccurred and the first years of operation of the Group in the city, as well as to identify and discuss the importance of this institution for the development of Malhador. The time frame is concentrated from 1968 to 1977, as it refers to the period in which the interviewees experienced the educational practices of this educational institution. We chose to make use of oral sources through interviews, as well as documentary sources found in the archives of the current José Joaquim Cardoso State College and in the Sergipe State Public Archive. When you think of school, one of the first memories that comes to mind comes from a building. This is because the school is a place planned in space and formed by an architectural structure in which practices linked to teaching-learning processes are present. Therefore, the study of the GERJJC's school culture enables the understanding of historical and current school processes present in the school. Thus, through the readings added to the research in collections and interviews, it became possible to realize how relevant it is to understand the history of an institution. It is concluded that GERJJC was a significant educational institution for the community of malhadorense, since it was considered as an innovative system for the time, and today is considered an important landmark of the city's history for the local population.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGrupo escolarpor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectMalhador (SE)por
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectEscolas municipaispor
dc.subjectSchool groupeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectRural schooleng
dc.titlePela história da nossa gente : o Grupo Escolar Rural José Joaquim Cardoso de Malhador/SE (1968-1977)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, João Paulo Gama-
dc.description.resumoA presente monografia propõe investigar os aspectos históricos que permeiam o Grupo Escolar Rural José Joaquim Cardoso (GERJJC), situado na cidade de Malhador no Estado de Sergipe. Dessa forma, buscamos compreender como ocorreu o processo de implantação e os primeiros anos de funcionamento do Grupo no município, bem como identificar e discutir a importância da referida instituição para o desenvolvimento de Malhador. O recorte temporal concentra-se entre 1968 a 1977, pois se refere ao período em que os entrevistados vivenciaram as práticas educativas dessa instituição de ensino. Optamos por fazer o uso de fonte oral por meio de entrevistas, como também fontes documentais encontradas nos arquivos do atual Colégio Estadual José Joaquim Cardoso e no Arquivo Público do Estado de Sergipe. Quando se pensa em escola, uma das primeiras lembranças que nos vem à cabeça está relacionada a um prédio. Isso acontece porque a escola é um lugar planejado no espaço e formado por uma estrutura arquitetônica na qual estão presentes práticas vinculadas a processos de ensino aprendizagem. Portanto, o estudo da cultura escolar do GERJJC possibilita o entendimento de processos escolares históricos e atuais presentes na escola. Desse modo, por meio das leituras somadas à pesquisa em acervos e entrevistas, tornou-se possível perceber o quanto se torna relevante entender o histórico de uma instituição. Concluímos que o GERJJC foi uma instituição educacional significativa para a comunidade malhadorense, uma vez que foi considerado como um sistema inovador para a época e, hoje, é tido como um marco importante da história da cidade para a população local.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elias_Marciel_Soares.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.