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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Teologia em perspectiva afrodiaspórica e antirracista : uma análise do potencial correlativo entre a teoria decolonial e a teologia negra da libertação
Autor : Andrade, Charlisson Silva de
Fecha de publicación : 15-abr-2020
Director(a): Santos, Joe Marçal Gonçalves dos
Resumen: A Teologia Negra da Libertação, sistematizada em meados do século XX, constitui-se a partir da experiência afrodiaspórica nas Américas e no contexto de protesto contra o domínio colonial branco na África. Orientada pelos princípios de Libertação e Justiça, esta perspectiva teológica correlaciona a mensagem cristã com a situação histórico-cultural em que está inserida, objetivando uma transformação concreta na história, ao engajar-se na luta antirracista. A partir da constatação da crítica teológica negra à pretensa universalidade da teologia euro ocidental, tomamos como objetivo geral analisar o potencial correlativo entre a teoria decolonial e a Teologia Negra da Libertação, considerando as situações históricas que condicionam a hermenêutica de ambas, sobretudo no que diz respeito à relação entre modernidade, religião e colonialidade. Para realizar a análise, recorremos a autores como Paul Tillich e Claude Geffré, no que se refere à compreensão dos teóricos mencionados sobre a condição hermenêutica da teologia, sintetizada no “método de correlação” e na concepção de “virada hermenêutica”, respectivamente. No primeiro momento, traçamos um panorama da Teologia Negra da Libertação, nos Estados Unidos e no Brasil, destacando a constituição correlacional entre teologia e “situação”, identificando a hermenêutica implicada nessa teologia, radicalizada na afirmação do corpo do sujeito teológico como uma condição sem a qual não há hermenêutica teológica, e a luta contra o racismo como o seu ponto de partida. Em seguida, identificamos os principais argumentos críticos e propositivos da teoria decolonial em sua hermenêutica engajada contra o eurocentrismo, que, ao compreender a colonialidade enquanto constitutiva da modernidade, e não derivativa desta, sugere a reconstituição epistêmica dos povos subalternizados. A partir disso, analisamos a correlação entre teoria decolonial e produção intelectual afrodiaspórica e o possível lugar da teologia no projeto decolonial, nos apropriando de um critério estabelecido pelos teóricos decoloniais, em que a articulação entre lugar social e lugar epistêmico é imprescindível para a formulação de um discurso contra-hegemônico comprometido com os oprimidos. Por fim, analisamos o potencial correlativo entre a teoria decolonial e a Teologia Negra da Libertação. Após termos abordado a hermenêutica da modernidade realizada pelos teóricos decoloniais e identificar a presença de sua perspectiva na hermenêutica teológica negra e sua resposta teológica às perguntas implícitas na “situação”, privilegiando a análise do livro O Deus dos oprimidos, de James Cone, pudemos afirmar a Teologia Negra da Libertação como uma teologia afrodiaspórica, antirracista e decolonial.
Resumen : Black Liberation Theology, systematized in the mid twentieth century, is based on the aphrodiasporic experience in the Americas and in the context of protest against white colonial rule in Africa. Guided by the principles of Liberation and Justice, this theological perspective correlates the Christian message with the historical-cultural situation in which it is inserted, aiming at a concrete transformation in history, by engaging in the anti-racist struggle. From the observation of the black theological criticism to the supposed universality of western Euro theology, our general objective is to analyze the correlative potential between decolonial theory and Black Liberation Theology, considering the historical situations that condition the hermeneutics of both, especially with regard to the relationship between modernity, religion and coloniality. To carry out the analysis, we used authors such as Paul Tillich and Claude Geffré, with regard to the understanding of the theorists mentioned about the hermeneutic condition of theology, synthesized in the "method of correlation" and in the conception of “hermeneutic turn”, respectively. At first, we draw a panorama of Black Liberation Theology, in the United States and in Brazil, highlighting the correlational constitution between theology and “situation”, identifying the hermeneutics involved in this theology, radicalized in the affirmation of the theological subject's body as a condition without which there is no theological hermeneutics, and the fight against racism as its starting point. Then, we identify the main critical and propositional arguments of decolonial theory in its hermeneutics engaged against Eurocentrism, which, when understanding coloniality as constitutive of modernity, and not derivative of it, suggests the epistemic reconstitution of subalternized peoples. From this, we analyze the correlation between decolonial theory and aphrodiasporic intellectual production and the possible place of theology in the decolonial project, appropriating a criterion established by decolonial theorists, in which the articulation between social place and epistemic place is essential for the formulation of a counter-hegemonic discourse committed to the oppressed people. Finally, we analyze the correlative potential between decolonial theory and Black Liberation Theology. After having addressed the hermeneutics of modernity carried out by decolonial theorists and identifying the presence of their perspective in black theological hermeneutics and their theological answer to the questions implicit in the “situation”, privileging the analysis of the book God of the Oppressed, by James Cone, we were able to state Black Liberation Theology as an aphrodiasporic, anti-racist and decolonial theology.
Palabras clave : Religião
Racismo
Teologia
Hermenêutica
Modernidade
Decolonialidade
Hermeneutics
Modernity
Decoloniality
Racism
Theology
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ciências da Religião
Citación : ANDRADE, Charlisson Silva de. Teologia em perspectiva afrodiaspórica e antirracista : uma análise do potencial correlativo entre a teoria decolonial e a teologia negra da libertação. 2020. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13676
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciências da Religião

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