Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13694
Tipo de Documento: Monografia
Título: Da vitimização à emancipação : uma análise do papel das Guerrilheiras das FARC e da Rota Pacífica das Mulheres no Processo de paz colombiano de 2010 a 2018
Autor(es): Costa, Luisa Maria Ramos da
Data do documento: 15-Out-2020
Orientador: Winand, Érica Cristina Alexandre
Resumo: A violência estrutural é uma marca do Estado colombiano que vivencia o embate entre guerrilhas e paramilitares estendido por mais de 50 anos, gerando milhares de vítimas. Além do grande período de duração, o conflito armado colombiano é marcado pela atuação de diversos atores violentos e tentativas falhas de negociação com o maior grupo guerrilheiro: as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – (FARC). Foi no ano de 2016 que se deu a assinatura do primeiro Acordo de Paz entre o governo colombiano e as FARC, sendo aquele o primeiro do mundo com foco em gênero, resultado do ativismo desempenhado pelas mulheres, no marco do conflito armado no País. Entre 2010 e 2018, observa-se uma maior participação feminina no processo de paz, representada tanto pelas mulheres guerrilheiras, quanto pela sociedade civil, a exemplo da Rota Pacífica das Mulheres, tradução para Ruta Pacifica. O presente trabalho consiste, metodologicamente, em analisar a construção do protagonismo daquelas mulheres colombianas, a partir de um relato histórico sustentado por testemunhos orais e escritos das mesmas, publicados por organizações não governamentais e observatórios sociais e pelos próprios coletivos femininos, sob o argumento de reverberar a voz feminina na tessitura da história das negociações de paz, enquanto caminho para a emancipação – conceito problematizado por Ken Booth, como crítica às discussões tradicionais sobre processos de paz.
Abstract: La violencia estructural es parte del estado colombiano que ha experimentado um enfrentamiento entre guerrilleros y paramilitares que se ha extendido por más de 50 años, generando miles de víctimas. Además de la larga duración, el conflicto armado colombiano está marcado por la actuación de varios actores violentos y los intentos fallidos de negociar con el mayor grupo guerrillero: las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia-FARC. Fue en 2016 que se firmó el primero Acuerdo de Paz entre el gobierno colombiano y las FARC, siendo el primero en el mundo con enfoque de género, el resultado del activismo realizado por mujeres, en el marco del conflicto armado en el país. De 2010 a 2018, hay una mayor participación femenina en el proceso de paz, representada tanto por las guerrilleras como por la sociedad civil, como la Ruta Pacífica de las Mujeres. El presente trabajo consiste, metodológicamente, en analizar la construcción del protagonismo de essas mujeres colombianas, a partir de un relato histórico respaldado por testimonios orales y escritos de ellas, publicado por organizaciones no gubernamentales y observatorios sociales y por los propios colectivos femeninos, bajo el argumento reverberar la voz femenina en el tejido de la historia de las negociaciones de paz, como un camino hacia la emancipación, un concepto problematizado por Ken Booth, como una crítica a las discusiones tradicionales sobre los procesos de paz.
Palavras-chave: Relações internacionais
Processo de Paz (mulher)
Colômbia
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)
Emancipação
Mujeres en Proceso de Paz
Colômbia
Emancipación
área CNPQ: OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DRI - Departamento de Relações Internacionais
Citação: Costa, Luisa Maria Ramos da. Da vitimização à emancipação : uma análise do papel das Guerrilheiras das FARC e da Rota Pacífica das Mulheres no Processo de paz colombiano de 2010 a 2018. São Cristóvão, 2020. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13694
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luisa_Maria_Ramos_Costa.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.