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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13740
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Anne Carolayne Ramiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T21:19:36Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T21:19:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-29 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Anne Carolayne Ramiro dos. Representação do negro na mídia: a importância do letramento racial para aulas de inglês. São Cristóvão, 2020. Monografia (licenciatura em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13740 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Letras estrangeiras | por |
dc.subject | Ensino de inglês | por |
dc.subject | Aula de inglês | por |
dc.subject | Representação do negro | por |
dc.subject | Letramento racial | por |
dc.title | Representação do negro na mídia : a importância do letramento racial para aulas de inglês | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Ana Karina de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Devido à grande quantidade de informações que a mídia veicula a todo o momento, dentre elas imagens, vídeos e textos verbais, muitas pessoas não param para analisar o que esses textos representam. Destacam-se as propagandas com personagens negros, que passam despercebidos por muitos que entendem a imagem como um elemento “neutro”. Desse modo, o presente artigo trata sobre a importância de analisar as imagens veiculadas pela mídia e de trabalhar questões de raça e etnia nas aulas de língua inglesa. Ainda neste trabalho, busca-se mostrar o impacto de algumas propagandas que representam o negro como inferior em alunos do ensino fundamental e médio em uma escola estadual no município de São Cristóvão, Sergipe. Neste trabalho, tomo como base ideias sobre o letramento visual (MIZAN, 2007, 2014, 2018, 2019; FERRAZ, 2012), o letramento racial (ALMEIDA, 2017; FERREIRA, 2017, 2018) e a educação linguística crítica (AUGUSTO DE SOUZA, 2018; FERREIRA, 2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa da qual esse texto é resultante é caracterizada como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista (PAIVA, 2019). A coleta de dados ocorreu por meio da realização de atividades com alunos do 6° ano do ensino fundamental e 2° ano do ensino médio de uma escola pública, em que eles puderam expressar suas opiniões sobre a temática de raça e etnia, por intermédio da análise de propagandas e de um trabalho escrito final. As atividades promoveram reflexões acerca do tema e possibilitaram a percepção da importância de trabalhar essas temáticas nas aulas de língua inglesa, pois a língua é uma ferramenta por meio da qual podemos promover a igualdade racial e eliminar formas de discriminação e opressão (FERREIRA, 2017). | pt_BR |
dc.publisher.department | DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Anne_Carolayne_Ramiro_Santos.pdf | 318,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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