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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Anne Carolayne Ramiro dos-
dc.date.accessioned2020-11-19T21:19:36Z-
dc.date.available2020-11-19T21:19:36Z-
dc.date.issued2020-08-29-
dc.identifier.citationSantos, Anne Carolayne Ramiro dos. Representação do negro na mídia: a importância do letramento racial para aulas de inglês. São Cristóvão, 2020. Monografia (licenciatura em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13740-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetras estrangeiraspor
dc.subjectEnsino de inglêspor
dc.subjectAula de inglêspor
dc.subjectRepresentação do negropor
dc.subjectLetramento racialpor
dc.titleRepresentação do negro na mídia : a importância do letramento racial para aulas de inglêspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Ana Karina de Oliveira-
dc.description.resumoDevido à grande quantidade de informações que a mídia veicula a todo o momento, dentre elas imagens, vídeos e textos verbais, muitas pessoas não param para analisar o que esses textos representam. Destacam-se as propagandas com personagens negros, que passam despercebidos por muitos que entendem a imagem como um elemento “neutro”. Desse modo, o presente artigo trata sobre a importância de analisar as imagens veiculadas pela mídia e de trabalhar questões de raça e etnia nas aulas de língua inglesa. Ainda neste trabalho, busca-se mostrar o impacto de algumas propagandas que representam o negro como inferior em alunos do ensino fundamental e médio em uma escola estadual no município de São Cristóvão, Sergipe. Neste trabalho, tomo como base ideias sobre o letramento visual (MIZAN, 2007, 2014, 2018, 2019; FERRAZ, 2012), o letramento racial (ALMEIDA, 2017; FERREIRA, 2017, 2018) e a educação linguística crítica (AUGUSTO DE SOUZA, 2018; FERREIRA, 2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa da qual esse texto é resultante é caracterizada como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista (PAIVA, 2019). A coleta de dados ocorreu por meio da realização de atividades com alunos do 6° ano do ensino fundamental e 2° ano do ensino médio de uma escola pública, em que eles puderam expressar suas opiniões sobre a temática de raça e etnia, por intermédio da análise de propagandas e de um trabalho escrito final. As atividades promoveram reflexões acerca do tema e possibilitaram a percepção da importância de trabalhar essas temáticas nas aulas de língua inglesa, pois a língua é uma ferramenta por meio da qual podemos promover a igualdade racial e eliminar formas de discriminação e opressão (FERREIRA, 2017).pt_BR
dc.publisher.departmentDLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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