Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1374
Tipo de Documento: Artigo
Título: Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa
Autor(es): Dacorso, Antônio Luiz Rocha
Silva, Glessia
Data do documento: Set-2013
Abstract: Este ensaio teórico busca analisar o modelo de inovação aberta na perspectiva da micro e pequena empresa, dando indícios de como essa nova forma de inovar, pautada na busca de conhecimento externo como base de inovação, pode gerar vantagem competitiva e denotar uma alternativa de desenvolvimento para estas empresas. A pesquisa foi exploratória, uma vez que se trata de uma abordagem ainda carente de estudos, e bibliográfica, tendo sido desenvolvida por análise de conteúdo. Foram abordadas as influências competitivas do ambiente externo, a atuação das micro e pequenas empresas, o modelo de inovação aberta e como este pode auxiliá-las a competir no atual ambiente de negócios. Nessa perspectiva, concluiu-se existir um novo padrão de competição na micro e pequena empresa, calcado nos pressupostos de inovação aberta, que pode trazer vantagens duradouras de inovação.
Palavras-chave: Inovação
Competitividade
Micro e pequenas empresas
ISSN: 1809-2039
Instituição/Editora: Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo
Citação: SILVA, G.; DACORSO, A. L. R. Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 251-268, jul./set. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5773/rai.v10i3.1036>. Acesso em: 22 jan. 2015.
Licença: Este periódico disponibiliza acesso livre “open access” a todo o seu conteúdo, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1374
Aparece nas coleções:DACI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InovaçãoAberta.pdf32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.