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dc.contributor.authorMello, Luiz Adolfo de-
dc.date.accessioned2020-12-10T18:41:01Z-
dc.date.available2020-12-10T18:41:01Z-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13789-
dc.description.abstractWe present a research methodology developed for the theory of scientific knowledge which use conceptual mapping (Novak, 1990), cognitive science theory (Izqueirdo, 2003), theory of didactic transposition (Chevallard 1982) and algorithmic language. This tool should help the identification of the constituent elements of a scientific theory, its epistemological construction, the current paradigm and the teaching methodology employed. It is suggested that in particular cases, as in the study of the theory of scientific knowledge, that conceptual mapping should be constructed under well-defined rules. Due to certain particularities of how Physical theories are constructed and expressed in terms of Physical laws we will have to generalize the tool "conceptual maps" to describe how the Physical theories are elaborated. This generalization will be called "Mapping of Scientific Knowledge Structures". We will apply this to the study of potentially significant teaching units.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectTeoria Cognitiva da Ciênciapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectConcept mappingeng
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.subjectCognitive theory of scienceeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.titleUso de mapas conceituais para se construir unidades de ensino potencialmente significativas de modelos matemáticos ou científicos – uma generalização do uso de mapas conceituais como linguagem algorítmicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseMapping of mathematical or scientific models – a generalization of the use of concept maps as algorithmic languagept_BR
dc.description.resumoApresentamos aqui uma metodologia de pesquisa desenvolvida para o estudo da teoria do conhecimento científico onde se usa mapeamento conceitual (Novak, 1990), teoria cognitiva da ciência (Izqueirdo, 2003), teoria da transposição didática (Chevallard, 1982) e linguagem algorítmica. Esta ferramenta deve auxiliar a identificação dos elementos constituintes de uma teoria científica, a sua construção epistemológica, o paradigma vigente e a metodologia de ensino empregada. Sugere-se de que em casos particulares, como no estudo da teoria do conhecimento científico, que mapeamento conceitual deve ser construído sob regras bem definidas. Devido ao fato das teorias Físicas serem construídas em termos de leis Físicas expressas em termos de equações, funções matemáticas, símbolos da Física tem-se que generalizar a ferramenta “mapas conceituais” para descrever como as teorias Físicas são elaboradas. Essa generalização será denominada de “Mapeamento de Estruturas do Conhecimento Científico”. Aplicaremos esta ao estudo de unidades de ensino potencialmente significativas.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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