Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Mário César de-
dc.date.accessioned2020-12-14T00:15:28Z-
dc.date.available2020-12-14T00:15:28Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationSOUZA, M. C. de. Cidades Literalizadas: o uso estratégico da literatura de Jorge Amado como incentivo ao consumo cultural em Salvador. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13806-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectConsumo culturalpor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectJorge Amadopor
dc.subjectSociologiapor
dc.titleCidades Literalizadas: o uso estratégico da literatura de Jorge Amado como incentivo ao consumo cultural em Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um extrato de nossa pesquisa de doutorado que traz como título “CIDADES LITERALIZADAS: O uso estratégico da literatura como incentivo ao consumo cultural e suas vantagens nas concorrências intercidades”. O objetivo desta é entender de que modo e até que ponto cidades que entendemos “literalizadas”, dispostas em obras iconográficas, são apropriadas por agentes públicos e privados com propósito de inseri-las nos contextos de concorrência intercidades. Classificamos a pesquisa como qualitativa, que terá por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social tocados por esse objeto e de caráter experimental, o qual se justifica pelo modo de investigação das “cidades literalizadas”. Escolhemos como corpus a cidade de Salvador e a literatura de Jorge Amado. Salvador por ser a primeira capital colonial do Brasil, uma das mais antigas do Novo Mundo e ter seu conjunto urbanístico e arquitetônico contido na poligonal do seu centro histórico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO em 1985. Jorge Amado, por sua vez, foi escolhido, além de sua profunda ligação com a cidade de Salvador, por mais dois motivos: 1º.) muitas de suas obras foram ambientadas na cidade em tela; 2º.) nomes de suas personagens batizam grande parte dos sítios turísticos da cidade. Concluímos apontando que a literatura de Jorge Amado é utilizada como instrumento de marketing por agentes públicos e privados para colocar a cidade de Salvador em vantagem na concorrência intercidades e, consecutivamente, por meio do fomento do consumo cultural, atrair mais visitantes e, por extensão, promover o mercado turístico um todo.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 06 - Cidades e Culturas Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CidadesLiteralizadasLiteratura.pdf266,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.