Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13808
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Concepção de valor e produção do patrimônio cultural: uma reflexão sobre a produção dos lugares sociais
Authors: Almeida, Gabriel Magno Santos
Issue Date: Oct-2020
Resumo : As elucidações valorativas são os elementos fundadores do Patrimônio Cultural, de modo que, desde a promulgação do decreto-lei nº 25 de 30 de novembro de 1930 a definição de “valor cultural” consagrava um bem cultural à patrimônio cultural da nação. A partir disso, dá-se o início das construções semânticas em torno das políticas de salvaguarda, que, ao longo dos anos, movimentou-se entre avanços e retrocessos até consolidar-se com as ações de enobrecimento (gentrification). A apropriação do patrimônio cultural mediante as diretrizes do enobrecimento produz no plano dos bens culturais novos conceitos estéticos e arquitetônicos, o que, por sua vez, tem como consequência, apercepções visuais e representacionais deslocadas a fim da construção simbólica de um lugar voltado a dinâmica econômica global. Como resultado, tais políticas incidem nas práticas sociais nos espaços públicos enobrecidos, uma vez que operacionalizam os espaços em função das demandas mercadológicas. Desse modo, os desdobramentos das políticas de patrimonialização envolve embates entre atos de atribuir valor e formas de apercepção desses valores. Dentro desse contexto, o presente trabalho pretende destaca como mediante a operacionalização das predileções valorativas em torno da construção de um patrimônio cultural estria o espaço público formando zonas simbólicas de contato, de característica ambivalente e articulada no tempo e no espaço, bem como suas consequências sócio-espaciais a partir das inflexões nas práticas sociais originarias do espaço nativo pelas ações de enobrecimento.
Keywords: Patrimônio cultural
Cidades
Enobrecimento
Sociologia
Is part of: Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: ALMEIDA, G. M. S. Concepção de valor e produção do patrimônio cultural: uma reflexão sobre a produção dos lugares sociais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13808
Appears in Collections:GT 06 - Cidades e Culturas Urbanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcaodeValorPatrimonioCultural.pdf211,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.