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dc.contributor.authorSantos, Zoraide Silva dos-
dc.date.accessioned2020-12-14T04:12:09Z-
dc.date.available2020-12-14T04:12:09Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Z. S. A figura do negro no livro didático do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13820-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectNegropor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectDiscriminaçãopor
dc.subjectSociologiapor
dc.titleA figura do negro no livro didático do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a figura dos negros nos livros didáticos de modo a reconhecer a diversidade cultural bem como valorizar a importância do negro e suas raízes históricas, culturais e percebendo suas memórias. Propõe-se discutir sobre o negro como agente ativo; registrar abordagens sobre o livro didático e as relações étnico-raciais; especificar representações e significados da figura do negro no material didático e a diversidade étnico-racial brasileira; discutir sobre o papel da escola na desconstrução do preconceito; refletir sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino sobre história da África e cultura afro-brasileira e africana; e reconhecer o papel da escola na desconstrução do preconceito. A existência de estereótipos e de figuras de discriminação pode ser naturalmente averiguada no âmbito escolar por meio de referências alteradas por figuras e desenhos discriminatórios da figura de negro impregnada aos discentes através do livro didático. Embora existam mudanças significativas ainda pode-se perceber que o negro ainda é símbolo de frustrações, inferioridade e violência. As ilustrações existentes nos livros didáticos persistem em divulgar o negro numa qualidade negativa, fortalecendo ainda mais a tendência racista. Conclui-se que os livros didáticos devem considerar a presença do povo negro na construção da população brasileira além de ressaltar as suas lutas mais presentes, a fim de minimizar os preconceitos empregados aos negros.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade

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