Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13821
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A invisibilidade da beleza negra
Authors: Carvalho, Yure Dantas de
Barbosa, Francisco José
Issue Date: Oct-2020
Resumo : Neste estudo mostraremos a influência da mídia na construção de estereótipos e padrões estéticos perante a auto percepção, a autoestima e a fantasia do corpo na sociedade brasileira com relação as raízes negras implantadas no Brasil. A influência africana ocorre através de diversos meios comuns à nossa cultura. Vale lembrar que a estética, e a imagem de embelezamento não vêm apenas dos europeus, culturas como: a maquiagem e a pintura são práticas antigas de povos africanos e têm grande relevância por fazer parte da identidade negra. A camuflada democracia racial é minada no discurso de que a população negra pode fazer o que bem quiser, mas quando ela transita por outros ambientes, com constância, causa estranhamento e torna-se o estopim para aparecer a verdadeira face do racismo praticado no Brasil. A beleza preta está em devotado desafio, já que a discriminação transcorre das características físicas que as compõem. Compreender a própria estética negra em um mundo já uniformizado pelo olhar ocidental. Ressalta-se a influência midiática na propagação de padrões de beleza e a invisibilidade da estética negra, ou seja, a valorização de um tipo único de estética, branca e europeia, fruto da modernização de teorias do século XX para legitimar a supremacia branca nos ditames dos padrões de belo e do não-belo. Lançando ideais sobre a construção de identidades étnico raciais na sociedade brasileira, com base em situações pertinentes à negação da beleza negra pela imposição, vinculada a discursos naturalizados e midiáticos por parte de propagandas de produtos para cabelos ligados a um padrão de beleza que nega o estereótipo negro e afirma modelos brancos.
Keywords: Mídia
Negros
Beleza
Sociologia
Is part of: Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: CARVALHO, Y. D.; BARBOSA, F. J. A invisibilidade da beleza negra. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13821
Appears in Collections:GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InvisibilidadeBelezaNegra.pdf247,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.