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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Vanessa dos Anjos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Colette Dulce Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T04:36:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T04:36:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, V. A.; GOMES, C. D. D. A produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SE. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13823 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
dc.subject | Comunidade quilombola | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Arquitetura Escolar | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.title | A produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SE | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise da função social da Arquitetura Escolar como instrumento de valorização à permanência, e reafirmação da identidade ancestral do Povoado quilombola rural de Sítio Alto, Simão Dias-SE. Por meio de pesquisas e entrevistas realizadas com os habitantes da comunidade, e revisões bibliográficas, foi possível interpretar a construção da identidade quilombola e a poética dessa comunidade plural e rica de saberes e fazeres tradicionais dos seus descendentes africanos. Foi analisado o espaço escolar como um instrumento de valorização e permanência da identidade local. Apresentou-se, também, como as políticas governamentais vem atuando na comunidade com projetos escolares padronizados, que desconstroem as características da identidade do território tradicional. Esse trabalho se justifica pela necessidade de se ampliar o olhar sobre a produção da arquitetura africana, pela falta de olhares técnicos aprofundados e pesquisas sobre a produção dos espaços escolares inseridos em áreas quilombolas. Pretende-se, ainda, contribuir para a discussão de uma produção de arquitetura com maior ênfase em seus usuários. O artigo lança um olhar sobre como a Arquitetura Escolar deve desempenhar um papel social e auxiliar os sujeitos no processo de perpetuação e reafirmação das suas bases tradicionais e identidade cultural. Traz reflexões acerca da importância e valorização da identidade ancestral nas intervenções arquitetônicas, destacando o reconhecimento das características e atitudes dos seus usuários, e como as ideias de projetos podem ser mais assertivas para os lugares de sua inserção. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AProducaodoEspacoEscolar.pdf | 871,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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