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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Vanessa dos Anjos-
dc.contributor.authorGomes, Colette Dulce Dantas-
dc.date.accessioned2020-12-14T04:36:10Z-
dc.date.available2020-12-14T04:36:10Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationCOSTA, V. A.; GOMES, C. D. D. A produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SE. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13823-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectComunidade quilombolapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectArquitetura Escolarpor
dc.subjectSociologiapor
dc.titleA produção do espaço escolar como instrumento de valorização a permanência e reafirmação da identidade do povoado Quilombola de Sítio Alto, Simão Dias – SEpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoAnálise da função social da Arquitetura Escolar como instrumento de valorização à permanência, e reafirmação da identidade ancestral do Povoado quilombola rural de Sítio Alto, Simão Dias-SE. Por meio de pesquisas e entrevistas realizadas com os habitantes da comunidade, e revisões bibliográficas, foi possível interpretar a construção da identidade quilombola e a poética dessa comunidade plural e rica de saberes e fazeres tradicionais dos seus descendentes africanos. Foi analisado o espaço escolar como um instrumento de valorização e permanência da identidade local. Apresentou-se, também, como as políticas governamentais vem atuando na comunidade com projetos escolares padronizados, que desconstroem as características da identidade do território tradicional. Esse trabalho se justifica pela necessidade de se ampliar o olhar sobre a produção da arquitetura africana, pela falta de olhares técnicos aprofundados e pesquisas sobre a produção dos espaços escolares inseridos em áreas quilombolas. Pretende-se, ainda, contribuir para a discussão de uma produção de arquitetura com maior ênfase em seus usuários. O artigo lança um olhar sobre como a Arquitetura Escolar deve desempenhar um papel social e auxiliar os sujeitos no processo de perpetuação e reafirmação das suas bases tradicionais e identidade cultural. Traz reflexões acerca da importância e valorização da identidade ancestral nas intervenções arquitetônicas, destacando o reconhecimento das características e atitudes dos seus usuários, e como as ideias de projetos podem ser mais assertivas para os lugares de sua inserção.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade

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