Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13828
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Análise da resposta de mulheres bolivianas em situação de violência a partir de uma perspectiva decolonial
Authors: Messias, Letícia de Sousa
Issue Date: Oct-2020
Resumo : Diante da identificação dos números registrados pela Organización Panamericana de la Salud referentes à violência de gênero na Bolívia, passou-se a investigar a posição social das mulheres bolivianas, a partir da sua construção por meio da colonialidade, elemento que também influenciou a constituição das estruturas estatais, inclusive, do Poder Judiciário formal, tanto na Bolívia quanto no Brasil. A partir do advento do cenário descrito, atrelado aos números referentes à feminização da imigração boliviana para o Brasil veiculados pela Polícia Federal, passou-se a investigar se as mulheres bolivianas em situação de violência e na condição de imigrante na cidade de São Paulo acessam o Poder Judiciário formal com o intuito de obter tutela por direitos. Por meio da identificação dos reflexos da colonialidade (i) no estabelecimento de parâmetros referentes à categoria gênero, (ii) na edificação da posição social das mulheres latino-americanas e também (iii) na constituição das estruturas de poder, o que será realizado por meio da construção teórica e revisão bibliográfica crítica, a partir do que busca-se compreender o advento do cenário do sul global. A coleta e análise serão realizadas a partir do levantamento dos processos existentes no Tribunal de Justiça de São Paulo, nos quais é possível identificar a condição de mulher imigrante boliviana e a ocorrência de violência de gênero. A partir do exposto será possível elucidar o teor das decisões e os principais elementos envolvidos na demanda, por meio da análise de conteúdo.
Keywords: Bolívia
Mulher
Violência
Violência contra a mulher
Is part of: Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: MESSIAS, L. S. Análise da resposta de mulheres bolivianas em situação de violência a partir de uma perspectiva decolonial. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13828
Appears in Collections:GT 01 - Imigrações internacionais contemporâneas: novas abordagens teóricas e metodológicas e novos recortes empíricos e temáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseRespostaMulheresBolivianasViolencia.pdf243,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.