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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMeneses, Cleber-
dc.contributor.authorTeixeira, Felipe-
dc.date.accessioned2020-12-14T13:12:13Z-
dc.date.available2020-12-14T13:12:13Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationMENESES, C.; TEIXEIRA, F. "Da onde vens para onde vais": a relação entre os processos migratórios e o Santo Daime. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13831-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectProcessos migratóriospor
dc.subjectSanto Daimepor
dc.subjectTransnacionalizaçãopor
dc.title"Da onde vens para onde vais": a relação entre os processos migratórios e o Santo Daimept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objeto a relação que existe entre os processos migratórios e a constituição e difusão da Doutrina do Santo Daime. Denominaremos nesta pesquisa os processos migratórios em quatro movimentos. O primeiro a partir da trajetória do fundador da doutrina (Mestre Irineu), que era um migrante nordestino que foi atraído para o Norte no período do ciclo da borracha (1879 a 1912). O segundo movimento acontece com a chegada de mochileiros "novos hippies" ao Norte, quando conhecem a doutrina sob o comando de um sucessor dissidente (Padrinho Sebastião) na década de 1980. O terceiro movimento (1982/83) é o retorno destes mochileiros às suas cidades natais, onde fundaram novos centros daimistas. E o quarto movimento é a transnacionalização da doutrina (a partir de 1987). Sendo assim, temos como objetivo geral descrever os quatro movimentos migratórios, e como objetivos específicos: relatar as mudanças de perfil das pessoas que frequentam as igrejas que se estabeleceram fora do Norte do país; e apresentar as redes que se constituíram por meio da expansão da Doutrina do Santo Daime. Faremos uso do método descritivo-exploratório utilizando como referência estudos anteriores que relatam a história da doutrina, assim como, os estudos que já se debruçaram sobre essa interseccionalidade que existe entre o Santo Daime e os processos migratórios.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 01 - Imigrações internacionais contemporâneas: novas abordagens teóricas e metodológicas e novos recortes empíricos e temáticos

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