Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13836
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Redes de relações, grupos políticos e políticas públicas: uma história dos consórcios de saneamento básico da grande Aracaju
Autor(es): Souza, Moisés Cruz
Data do documento: Out-2020
Resumo: É bastante frequente que se pense o Estado como algo sobretudo burocrático e racionalizado. O presente trabalho objetivou apresentar uma narrativa da constituição do Consórcio de Saneamento Básico da Região da Grande Aracaju – CONSBAJU sustentada na percepção de que as ações do Estado e da política, muito além de constituírem-se em uma esfera autônoma e isolada, agem em intrínseca relação com outras esferas sociais, sobretudo a partir de redes de relações pessoais propensas a constituição de diferentes Grupos políticos em aliança e conflito. Valeu-se, metodologicamente, da catalogação, codificação e análise de um total de 282 notícias, do período entre 2002 e 2018, retiradas de alguns dos mais importantes jornais eletrônicos de Sergipe, bem como da realização de duas entrevistas semiestruturadas com atores chaves da implementação da referida política e da observação etnográfica de eventos relevantes ao tema. Como resultados, obteve uma narrativa da história de consolidação do CONSBAJU que aponta para a necessidade de se compreender dois momentos históricos distintos política e simbolicamente e demarcados pela lei 12.305/2010. Cada um destes momentos deve ser compreendido pela atuação de diferentes grupos não restringíveis à esfera da política partidária, muito embora ligados a ela, e notadamente marcados pela presença do poder judiciário, através do Ministério Público e dos Tribunais de Justiça e da ação de grupos ligados à Universidade e seus Grupos de Pesquisa. Conclui com a verificação da observância das redes de relações sociais e do seu potencial de constituir e interligar grupos políticos para a análise das Políticas Públicas.
Palavras-chave: Sociologia
Políticas públicas
Política
Saneamento básico
Aracaju (SE)
Parte de : Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: SOUZA, M. C. Redes de relações, grupos políticos e políticas públicas: uma história dos consórcios de saneamento básico da grande Aracaju. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13836
Aparece nas coleções:GT 02 – Dinâmicas de poder e práticas políticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RedesRelacoesSaneamentoAracaju.pdf306,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.