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dc.contributor.authorBarbosa, Saulo Vinicius Souza-
dc.date.accessioned2020-12-14T13:14:17Z-
dc.date.available2020-12-14T13:14:17Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationBARBOSA, S. V. S. Política e representação nas redes sociais: um estudo sobre práticas eleitorais digitais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13838-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectEleições (Brasil, 2018)por
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.titlePolítica e representação nas redes sociais: um estudo sobre práticas eleitorais digitaispt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste paper analisa as práticas eleitorais digitais de políticos profissionais em Sergipe. Os políticos profissionais, em sua grande maioria, compõem a elite política online sergipana, isto é, o grupo de candidatos que possuem mais de 10 mil seguidores no Facebook ou no Instagram. Seu objetivo é compreender como esse grupo mobilizou as redes sociais em suas campanhas e em que medida isso produziu transformações nas suas práticas eleitorais. O paper investiga, assim, a seguinte problemática: como os políticos profissionais mobilizam essas ferramentas em suas campanhas? O que delas fazem aqueles que mais concentram a visibilidade online? Com isso, buscou-se entender como a carreira na política profissional se reflete no uso que os candidatos fazem das redes. O trabalho se baseia na observação direta e na análise qualitativa de publicações feitas no Facebook e no Instagram, durante as eleições de 2018, por quatro candidatos eleitos para o cargo de deputado estadual. A análise das postagens revelou que as redes foram utilizadas na construção de um vínculo de identidade entre a candidatura e seu eleitorado, o que já era uma estratégia eleitoral antes do advento da internet. Além disso, constatou-se que o uso das redes ocorreu de forma integrada com práticas eleitorais offline (carreatas, comícios, passeatas, etc.). Tudo isso indica que a incorporação das mídias digitais pela esfera política não provoca uma transformação radical de suas práticas, mas se dá através de uma lógica própria dessa ordem de atividades.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 02 – Dinâmicas de poder e práticas políticas

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