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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPassos, Saionara Serafim Andrade dos-
dc.date.accessioned2020-12-14T13:15:16Z-
dc.date.available2020-12-14T13:15:16Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationPASSOS, S. S. A. Reflexões sobre juventude, projetos de vida e a implantação da lei 10.639/03 em uma escola pública do Recôncavo da Bahia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13842-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectSubjetividadespor
dc.subjectProjetos de vidapor
dc.subjectCulturas juvenispor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.titleReflexões sobre juventude, projetos de vida e a implantação da lei 10.639/03 em uma escola pública do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou compreender os efeitos da Lei 10.639/03 na subjetivação, na produção identitária e nos processos de afirmação étnico-racial de jovens estudantes negros de escolas públicas do Recôncavo da Bahia, a partir de uma investigação acerca dos sonhos, das aspirações de futuro e dos projetos de vida de estudantes da Escola Polivalente de Muritiba – BA. Em sua organização, assumiu feições de pesquisa etnográfica, implicada com referencial teórico descolonial, discutiu o trânsito de discursos machistas e de estereótipos raciais no espaço escolar, a partir da discursividade e do repertório performático do pagode baiano, enquanto estilo musical fortemente presente dentro das escolas, onde funciona como texto cultural periférico, capaz de estabelecer conexões de sentido com os símbolos que tensionam a autoimagem destes estudantes. O trabalho termina por entender a urgência no desenvolvimento de iniciativas pedagógicas emancipatórias e a necessidade de efetivação material das práticas de Educação para as Relações Étnico-raciais, relacionadas a implementação da lei 10.639/03. Chama a atenção para a problemática que envolve a complexidade e a natureza contraditória do pagode baiano, enquanto sonoridade onipresente no espaço escolar e fator marcante na performação de gênero e identidade, bem como, nos processos de subjetivação juvenil, posto que ao mesmo tempo em que promove visibilidade e oferece protagonismo para estes sujeitos, também concorre para o fortalecimento de estereótipos raciais e para o aprofundamento de um imaginário hierarquizante e machista.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero

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