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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Passos, Saionara Serafim Andrade dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T13:15:16Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T13:15:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, S. S. A. Reflexões sobre juventude, projetos de vida e a implantação da lei 10.639/03 em uma escola pública do Recôncavo da Bahia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13842 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
dc.subject | Subjetividades | por |
dc.subject | Projetos de vida | por |
dc.subject | Culturas juvenis | por |
dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
dc.title | Reflexões sobre juventude, projetos de vida e a implantação da lei 10.639/03 em uma escola pública do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou compreender os efeitos da Lei 10.639/03 na subjetivação, na produção identitária e nos processos de afirmação étnico-racial de jovens estudantes negros de escolas públicas do Recôncavo da Bahia, a partir de uma investigação acerca dos sonhos, das aspirações de futuro e dos projetos de vida de estudantes da Escola Polivalente de Muritiba – BA. Em sua organização, assumiu feições de pesquisa etnográfica, implicada com referencial teórico descolonial, discutiu o trânsito de discursos machistas e de estereótipos raciais no espaço escolar, a partir da discursividade e do repertório performático do pagode baiano, enquanto estilo musical fortemente presente dentro das escolas, onde funciona como texto cultural periférico, capaz de estabelecer conexões de sentido com os símbolos que tensionam a autoimagem destes estudantes. O trabalho termina por entender a urgência no desenvolvimento de iniciativas pedagógicas emancipatórias e a necessidade de efetivação material das práticas de Educação para as Relações Étnico-raciais, relacionadas a implementação da lei 10.639/03. Chama a atenção para a problemática que envolve a complexidade e a natureza contraditória do pagode baiano, enquanto sonoridade onipresente no espaço escolar e fator marcante na performação de gênero e identidade, bem como, nos processos de subjetivação juvenil, posto que ao mesmo tempo em que promove visibilidade e oferece protagonismo para estes sujeitos, também concorre para o fortalecimento de estereótipos raciais e para o aprofundamento de um imaginário hierarquizante e machista. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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