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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Monique de Jesus Bezerra dos-
dc.contributor.authorQuadros, Elton Moreira-
dc.date.accessioned2020-12-14T13:15:55Z-
dc.date.available2020-12-14T13:15:55Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationSANTOS, M. J. B.; QUADROS, E. M. História das ações afirmativas nos EUA: desdobramentos a partir do dever de justa memória em Ricoeur. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13845-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectDesigualdade socialpor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectEstados Unidos da Américapor
dc.titleHistória das ações afirmativas nos EUA: desdobramentos a partir do dever de justa memória em Ricoeurpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEm um cenário utópico, onde se suporiam resguardadas de fato a liberdade e a igualdade para todos, discriminação e racismo poderiam estar em desuso e as ações afirmativas restariam desnecessárias. No entanto, em um ano marcado pela pandemia de COVID-19, Brasil e Estados Unidos compartilham governos conservadores, refletindo divergências sociais que não deixaram de existir entre a crítica e a aceitação das ações afirmativas. A mediação tecnológica, encontrada como alternativa na pandemia para todos os níveis de ensino, mais uma vez desnuda a fragilidade das condições de acesso e permanência no Ensino Superior pelos grupos historicamente subjugados, especialmente de origem afro-americana, revelando uma exclusão social persistente. É nesse ponto onde a meritocracia da sociedade capitalista soma-se a outros problemas sociais, econômicos e culturais, acentuando desigualdades e demarcando mais uma vez na história o Ensino Superior como um privilégio. Neste estudo, em uma perspectiva fenomenológica hermenêutica, as ações afirmativas são postas em um resgate histórico até sua origem, nos Estados Unidos, a fim de se entender como essas leis, reflexo dos movimentos sociais, se desenvolveram naquele país e influenciaram também no Brasil o repensar sobre a possibilidade de diminuição das lacunas criadas por anos de marginalização social e política das minorias sociais. Por fim, a partir do conceito de dever de justa memória em Ricoeur, examinamos as condições e as problemáticas que permitiram que as ações afirmativas chegassem à atualidade sem haver, contudo, legado ao esquecimento as dívidas históricas resultantes de um dos maiores crimes cometidos contra a humanidade: a escravidão.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero

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