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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dias, Amanda Lemos | - |
dc.contributor.author | Almeida, Carlos Henrique Filgueiras Prata de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T14:49:52Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T14:49:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, A. L.; ALMEIDA, C. H. F. P. A educação das relações étnico-raciais nos cursos de licenciatura na UFS/Campus São Cristóvão. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13854 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
dc.subject | Relações etnico-raciais | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.title | A educação das relações étnico-raciais nos cursos de licenciatura na UFS/Campus São Cristóvão | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa tratar da temática de educação das relações étnico-raciais nos cursos de formação inicial de professores, amparando-se na legislação relativa à diversidade cultural, Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, ampliando-se em 2008, por meio da Lei 11.645, que consiste na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estendendo-se à cultura e história dos povos indígenas. O objetivo deste estudo incide em identificar se o assunto é abordado nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, a partir de dois escopos: em caso positivo, de que forma o conteúdo vem sendo desenvolvido, ancorando-se nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa em educação, baseando-se na análise documental. Em caso negativo, de que forma esse e outros conflitos étnico-raciais decorrentes impactam nas vivências e em fatores como permanência no ensino e apreensão de conteúdos para alunes negres, bem como sugerir ou apontar de que forma pode-se resolver a atuação insatisfatória das diretrizes disciplinares diante do que solicitam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EducacaoRelacoesEtnicoRaciaisUFS.pdf | 228,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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