Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13855
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Pandemia da Covid-19: a vulnerabilidade social das pessoas trans e travestis a luz da Teoria Queer
Authors: Dourado, Adalberto Davi Cruz Moitinho
Gomes, Amanda Costa
Souza, Daniela de Andrade
Issue Date: Oct-2020
Resumo : Este trabalho, fruto das discussões do projeto de Iniciação Científica intitulado “A construção da visibilidade da população lgbt no brasil: uma análise a partir de pesquisa jurisprudencial no período de 2011 a 2018”, vinculado ao PROVIC da Universidade Tiradentes e orientado pela Prof. Dra. Grasielle Borges Vieira de Carvalho, tem como principal objetivo promover uma reflexão, à luz dos estudos queer, acerca dos impactos provocados pela pandemia da COVID-19 na população trans e travesti do Brasil. Para tanto, se propõe a analisar as questões atinentes aos problemas em torno das desigualdades sociais e econômicas da sociedade brasileira com o marcador social de gênero, que dificultam a realização das orientações mínimas para prevenir a proliferação do coronavírus, como o isolamento social e higienização adequada. Nesse sentido, o enfrentamento da problemática do presente trabalho, qual seja, a vulnerabilidade das pessoas trans e travestis na epidemia do coronavírus, pode ser enxergada através das lentes dos estudos queer, para problematizar noções clássicas de sujeito e identidade e evitar a exclusão desses indivíduos, e, assim, repensar as desigualdades sociais e econômicas com o marcador de gênero no contexto atual e pós-pandemia. As desigualdades sociais e econômicas enfrentadas pelas pessoas trans e travestis potencializam a vulnerabilidade dessas pessoas durante a crise provocada pela pandemia da COVID-19. A necessidade de ir às ruas para proverem o básico para sua subsistência põe em risco a própria vida, frente a necessidade do isolamento social e higienização adequada para o controle da disseminação do coronavírus. A pesquisa desenvolvida possui natureza social e exploratória, utilizando como método o qualitativo.
Keywords: Epidemia
Estudos queer
Gênero
Covid-19
População trans
Travestis
Is part of: Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: DOURADO, A. D. C. M.; GOMES, A. C..; SOUZA, D. A. Pandemia da Covid-19: a vulnerabilidade social das pessoas trans e travestis a luz da Teoria Queer. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13855
Appears in Collections:GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PandemiaCovid19VulnerabilidadeSocialTransTravestis.pdf210,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.