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dc.contributor.authorWalmrath, Lucas Lemos-
dc.date.accessioned2020-12-14T15:18:27Z-
dc.date.available2020-12-14T15:18:27Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationWALMRATH, L. L. Entre o lucro e a sociedade: decisões de investimento econômico e enraizamento social no caso da Nissan do Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13857-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectDecisão de investimentopor
dc.subjectCondicionantes sociaispor
dc.subjectCorporações transnacionaispor
dc.titleEntre o lucro e a sociedade: decisões de investimento econômico e enraizamento social no caso da Nissan do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoSe situando na inter-relação temática entre economia e sociedade, e tendo em vista a problematização das explicações economicistas oriundas da Ciência Econômica mainstream bem como a necessidade de estudos interdisciplinares da economia, este trabalho toma como objeto as decisões de investimento econômico, tópico caro aos economistas e relativamente pouco discutido no âmbito sociológico. Desta forma, busca contribuir teoricamente para a compreensão de um dos fenômenos centrais da vida econômica contemporânea – os investimentos realizados por grandes firmas – a partir de um estudo de caso empírico que toma como hipótese a necessidade de relações sociais específicas para a viabilização do investimento estrangeiro direto produtivo de tipo locacional realizado pela Nissan, corporação transnacional do setor automotivo que inaugura sua primeira fábrica de carros e motores brasileira no município de Resende (RJ) em 2014. Teoricamente, se ampara nos aportes da Nova Sociologia Econômica, em especial a partir da obra da socióloga da economia Nina Bandelj, investigando o papel de redes sociais, alianças políticas, instituições e relações culturais na construção de fenômenos tidos tipicamente como econômicos. Metodologicamente, se optou pelo estudo de caso típico na sua modalidade qualitativa e instrumental. Foi realizada uma ampla pesquisa com fontes secundárias, assim como entrevistas com representantes dos principais agentes envolvidos no caso. Embora o imperativo econômico racionalizador seja chave para entender a questão posta, os resultados preliminares apoiam as predições teóricas da Sociologia Econômica sobre decisões de investimento econômico, não sendo possível explicar o caso somente a partir da firma em questão.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 04 - Sociologia econômica: construção social dos mercados

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