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dc.contributor.authorMata, Nildete Costa da-
dc.date.accessioned2020-12-14T16:08:11Z-
dc.date.available2020-12-14T16:08:11Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationMATA, N. C. Capdever motumbá motumbaxé: ações educacionais de/para a resistência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13859-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessáriaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAfro-catolicismopor
dc.subjectSociologiapor
dc.titleCapdever motumbá motumbaxé: ações educacionais de/para a resistênciapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo retratar a qualidade da educação e a política pública implementada no Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin - CAPDEVER MOTUMBÁ-MOTUMBAXÉ. Este Projeto CAPDEVER Motumbaxé - Ações Educacionais de/para a Resistência, configura-se em uma abordagem voltada para o processo identitário dos negros descendentes da Mãe África no Brasil, na Bahia, estudando sua influência e transformação social, em prol do desenvolvimento educacional e de ampliação da qualidade e expectativa de vida dos seus educandos, haja vista que, em nossa cidade, existe em maior proporção a discriminação e o preconceito que, muitas vezes, atentam contra a vida dos jovens negros em relação a qualquer outro grupo étnico. Assim, pretende-se ressaltar a origem do Centro Afro-católico, suas características, as práticas pedagógicas dos educadores para uma aprendizagem significativa, a estrutura curricular, a organização das disciplinas; bem como, o pensar educacional desse Centro enquanto um processo, um produto histórico frente às condições sociais, culturais e econômicas em que ele se expressa na sociedade a qual está inserida. Esse Projeto está sintonizado com as necessidades da comunidade de Sussuarana, gerando a redução da violência e combate ao extermínio dos jovens negros na região, além de expressar a educação como um direito do indivíduo e dever do Estado, buscando garantir o equilíbrio sociocultural na cidade de Salvador/BA, que é a capital mais negra fora do continente africano.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade

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