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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mata, Nildete Costa da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T16:08:11Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T16:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | MATA, N. C. Capdever motumbá motumbaxé: ações educacionais de/para a resistência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13859 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Afro-catolicismo | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.title | Capdever motumbá motumbaxé: ações educacionais de/para a resistência | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo retratar a qualidade da educação e a política pública implementada no Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin - CAPDEVER MOTUMBÁ-MOTUMBAXÉ. Este Projeto CAPDEVER Motumbaxé - Ações Educacionais de/para a Resistência, configura-se em uma abordagem voltada para o processo identitário dos negros descendentes da Mãe África no Brasil, na Bahia, estudando sua influência e transformação social, em prol do desenvolvimento educacional e de ampliação da qualidade e expectativa de vida dos seus educandos, haja vista que, em nossa cidade, existe em maior proporção a discriminação e o preconceito que, muitas vezes, atentam contra a vida dos jovens negros em relação a qualquer outro grupo étnico. Assim, pretende-se ressaltar a origem do Centro Afro-católico, suas características, as práticas pedagógicas dos educadores para uma aprendizagem significativa, a estrutura curricular, a organização das disciplinas; bem como, o pensar educacional desse Centro enquanto um processo, um produto histórico frente às condições sociais, culturais e econômicas em que ele se expressa na sociedade a qual está inserida. Esse Projeto está sintonizado com as necessidades da comunidade de Sussuarana, gerando a redução da violência e combate ao extermínio dos jovens negros na região, além de expressar a educação como um direito do indivíduo e dever do Estado, buscando garantir o equilíbrio sociocultural na cidade de Salvador/BA, que é a capital mais negra fora do continente africano. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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