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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Antônio Maike Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Acácio Sidinei Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T16:23:13Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T16:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. M. O.; SANTOS, A. S. A. Diáspora africana: uma análise da lei 10.639/2003 como resistência afro-brasileira. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13861 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.title | Diáspora africana: uma análise da lei 10.639/2003 como resistência afro-brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | A História do continente africano e dos seus nativos foi passada a diversas gerações étnicas sobre a perspectiva dos europeus colonizadores, sendo assim, apresentada de forma eurocêntrica, desta forma sedimentando por tempos a imagem de que o continente africano era um continente pobre em toda a sua estrutura, fosse ela econômica, política, cultural ou religiosa. No processo de diáspora africana o Brasil foi um dos países que mais recebeu a presença dos povos africanos. Aqui, escravizados e submergidos pelo Estado português, os africanos tiveram que sobreviver à estrutura escravocrata. Então, assim como no seu território de origem, aqui, as diversas etnias africanas tiveram que lutar e resistir a situação a qual foram condicionadas. Desta forma, seus descendentes, afro-brasileiros, mantiveram a história de luta e de combate, em diversos aspectos, contra o sistema de servidão e seguidamente, à estrutura racista a qual também foram condicionados. Nesse processo de luta e resistência, contra um Estado escravocrata, e posteriormente racista, onde a sociedade tinha e por consequência refletiva, ainda possui, uma institucionalização do racismo, se fez necessário, por sobrevivência identitária, cultural, política e social, a criação de um instrumento constitucional que de maneira formativa e integral, se corrigisse os erros históricos cometidos por várias gerações passadas, assim como, pela reeducação de comportamentos excludentes e racistas que ainda permeiam o cenário social brasileiro, dentro e fora do nosso espaço escolar, foi nessa perspectiva que a lei 10.639/2003 foi construída e implementada nas escolas públicas e privadas no Estado brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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