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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13865Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Borsetto, Eunice Aparecida | - |
| dc.contributor.author | Aragão, Ivan Rêgo | - |
| dc.date.accessioned | 2020-12-14T16:57:46Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-14T16:57:46Z | - |
| dc.date.issued | 2020-10 | - |
| dc.identifier.citation | BORSETTO, E. A.; ARAGÃO, I. R. Reflexões acerca da boneca Abayomi enquanto objeto de resistência, identidade e educação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13865 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias | pt_BR |
| dc.subject | Boneca Abayomi | por |
| dc.subject | História da África | por |
| dc.subject | Identidade Sociocultural | por |
| dc.subject | Sociologia | por |
| dc.title | Reflexões acerca da boneca Abayomi enquanto objeto de resistência, identidade e educação | pt_BR |
| dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
| dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo tem como objeto de estudo a boneca Abayomi. Amuleto de afetividade, memória e proteção, confeccionado por mulheres e crianças, vítimas do processo de mão de obra escrava empreendida pelo Império Português. Produzidas a partir de nós e tranças, em pequenas tiras de tecido preto e colorido, sem expressões de fisionomia, abrangendo assim todas as etnias vindas de África para o Brasil. A pesquisa em questão, teve como objetivo principal analisar a boneca Abayomi como elemento de resistência e fortalecimento da identidade sócio cultural através dos usos do artefato lúdico e educativo no ensino da História da África. Embasada na pesquisa qualitativa, foram realizadas consultas em suportes bibliográficos e digitais. Nos resultados, refletiu-se sobre as possibilidades de se trabalhar com o contexto da boneca no ensino de História da África, inclusão do universo Abayomi em conteúdo dos livros didáticos e como forma de conscientização sobre os valores culturais, identitários, corporais e estéticos em âmbito afrobrasileiro. Ações voltadas para a valorização da cultura africana como ferramenta de fortalecimento das raízes negras, encontrou base a partir da promulgação da obrigatoriedade do ensino de História da África nos ensinos fundamental, médio e superior. Aliado à oralidade, o conhecimento da história africana é responsável por descortinar fatos como o da boneca Abayomi, que sustenta laços entre os povos vindos de África e seus descendentes brasileiros. | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
| dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ReflexoesAcercadaBonecaAbayomi.pdf | 271,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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